Publicado por: mvmportugues | março 10, 2014

QUEM É UM DISCÍPULO DE CRISTO? – 1 Pedro 2:21

Quem é um disciputo de Cristo

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.” 1 Pedro 2:21 

No cristianismo, o termo discípulo se refere principalmente ao estudantes de Jesus e é encontrado somente no Novo Testamento, nos Evangelhos e no livro de Atos. O Novo Testamento registra muitos seguidores de Jesus durante Seu ministério, mas apenas alguns se tornaram discípulos. 

A Chave linguística do Novo Testamento grego, define a palavra grega (mathetes), que é traduzida como “discípulos” como um aprendiz. Ela denota ‘aquele que segue o ensino de alguém’. Um ‘discípulo’ não era apenas um aluno, mas um crente, um servo obediente ao seu professor. “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.” 1 Pedro 2:21 

Discípulos começam como seguidores de Jesus em seu novo nascimento (crentes nascidos de novo), e eles aprendem rapidamente que para crescer em Cristo requer tempo com Ele. Assim como Jesus passou tempo com o Pai, um discípulo serenamente passa tempo com Jesus em oração, (Marcos 1:35; Mateus 14:23; Lucas 6:12). Discípulos prestam atenção e aprendem do Senhor por intermédio da Sua Santa Palavra. Além disso, os discípulos de Jesus não estão obcecados por homens dotados e mulheres de fé. Eles respeitam e aprendem com esses líderes experientes, mas apenas para o propósito de crescer em sua devoção a Jesus Cristo. Discípulos são chamados e comandados a seguir a Deus e não o homem. Como João Batista, humildes e sábios líderes cristãos tiram o foco de si e apontam as pessoas a Jesus. 

João Batista disse: “É necessário que Ele [Jesus] creça, e que eu [João] diminua. “ (João 3:30) 

Os apóstolos e discípulos de Jesus aprenderam com Ele, quando eles estiveram com Ele por mais de 3 anos. Que bênção seria ter Jesus como seu professor de escola Bíblica por três anos. Jesus lhes ensinou pela maneira Sagrada em como Ele viveu, ou seja, pelo Seu exemplo. Ele os instruiu por palavra, e eles fizeram perguntas.  

Eles perguntaram sobre as escrituras (Mateus 17:10), sobre o que Ele quis dizer com o que Ele tinha dito (Lucas 8:9), sobre como viver (Marcos 10:10), sobre seus fracassos (Marcos 9:28), e sobre Sua vontade (Lucas 9:54). Como Seus discípulos devemos fazer o mesmo, pesquisando as Escrituras, aprendendo com conselheiros sábios e piedosos e passando muito tempo em oração. Lembre-se que Jesus nos ensinou: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta” (Lucas 11:9). Quando pedimos por sabedoria, discernimento e conhecimento Ele é tão gracioso para dar-nos por meio de Seu Espírito Santo. 

Os discípulos de Cristo devem “dar muito fruto.” O que Jesus quer dizer com “fruto” Que tipo de “fruto” é que um discípulo produz? Como é que o fruto de um discípulo glorificar o Pai? Ele disse: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16) 

Assim como uma criança aprende enquanto cresce também aprendemos, à medida que crescemos em Jesus. Crescer e amadurecendo em Cristo é se tornando mais parecido com Jesus todos os dias. Assim como os Seus primeiros discípulos aceitaram o convite de Jesus para vir e aprender e andar com Ele, Jesus nos convida a vir e fazer o mesmo. Portanto, como discípulos de Cristo, precisamos passar tempo com Ele e ouvir a Sua voz. 

À medida que aprendemos e amadurecemos em Cristo devemos investir tempo nas pessoas que nos rodeiam para ajudá-las a crescer em sua fé. Deus, através do Seu Espírito Santo nos faz discípulos para sermos facilitadores no desenvolvimento da fé de outros. Devemos examinar as Escrituras juntos pelas respostas de Deus às perguntas da vida. Discípulos são feitos pelo seu Criador para crescerem uns com os outros e manter-se fiel. 

Assim como Paul , depois de pregar o evangelho e retornando para Listra, Icônio e Antiochin devemos fortalecer novos discípulos e os encorajar a permanecer firmes na fé. (Atos 14:22) 

Discípulos são treinados pelo Espírito Santo a seguir a liderança do Espírito. Eles aprendem a fazer muito do seu mestre Jesus e fazem menos de si mesmos. Discípulos educados pelo Espírito produzem o fruto do Espírito, e eles são feitos para convidar outras pessoas para conhecer o seu Salvador Jesus Cristo. 

Temos que ir e fazer discípulos onde quer que Deus nos chamou e devemos os batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, uma vez que eles entendem, aceitaram o que Jesus Cristo fez por eles e se pode ver claramente uma transformação na sua vida. 

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” João 8:31-32


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: