Publicado por: mvmportugues | fevereiro 10, 2014

PERMANECER EM CRISTO – 1 João 2:5-6

1 João 2

Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. (1 João 2:5-6) 

Nesta carta, João enfatizou a necessidade aos seus leitores a permanecer no Senhor Jesus Cristo. Para permanecer em Jesus significa descansar, contar com Ele, e confiar em Sua obra redentora e transformadora, e seu tremendo amor por nós. 

Permanecer em Cristo retrata um íntimo relacionamento, e não apenas um conhecimento superficial. Em João 14:4-7, Jesus diz a seus discípulos que ter a salvação é essencial, usando a imagem de ramos unidos a uma videira. Porque, sem a união vital com Cristo, que fornece a salvação, não pode haver vida e não ha produtividade. Significa obedecer a Jesus, e avaliar tudo o que pensamos, dizemos e fazemos. Devemos obedecer somente pela fé, esperança e amor em Cristo e não fazer nada com base em qualquer outra coisa, especialmente não pela nossa própria culpa, medo e ansiedade. 

Para permanecer em Jesus é identificar-nos como filhos de Deus e contar com isso quando no futuro, O veremos como Ele é. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é. (1 João 3:2) 

É pela esperança na obra de Deus em nós, que entregamos todas as nossas preocupações, pecados, ansiedades, esperanças, medos, etc. a Ele. Nós já não agimos sobre estas preocupações, mas na verdade, que significa que a nossa vida e as nossa identidades vêm apenas pelo poder transformador do nosso Deus triuno. É por colocando-nos Nele que somos purificados e curados. “Todo aquele que Nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como Ele é puro.” (1 João 3:3) 

Permanecer em Jesus significa confessar que somos pecadores, que ainda somos imperfeitos e necessitamos a da Sua obra continua de restauração em nós: Se dissermos que não temos pecado , enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:8-9)  

Isso também significa que nós já não acreditamos que a nossa identidade está ligada a nosso pecado. Temos um novo relacionamento com Deus e o pecado já não nos governa, porque quando vemos o pecado em nossas vidas nós reconhecemos um novo desejo de ser curados, em vez de ceder a ele. Deus está trabalhando em nós para nos ajudar a ver cada vez mais claramente o infrutífero, a destruição e a dor que vem de procurar outro lugar para a nossa identidade e vida. 

Permanecer em Jesus significa ver os outros como Jesus os vê, crescendo em nossa capacidade de não nos comparar com os outros, mas alegrar-nos com o crescimento dos outros, tanto quanto em nosso próprio crescimento. Isso significa que estamos aprendendo a amar os outros “em ação e em verdade”, ao invés de meramente “de palavra e de boca” (1 João 3:18) 

Quando escolhemos a andar como Cristo, nós devemos obedecer aos Seus ensinamentos e seguir o seu exemplo de obediência total a Deus dessa maneira nós permanecemos Nele e Ele em nós. “Os que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e ele neles. Do seguinte modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.” (1 João 3:24) 

Lembre-se de que quando nós escolhemos permanecer Nele que Ele vive em nós, assim  temos poder sobre o inimigo porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. (1 João 4:4) 

Quando escolhemos a andar como Cristo, nós devemos obedecer aos Seus ensinamentos e seguir o Seu exemplo de obediência total a Deus dessa maneira nós permanecemos Nele e Ele em nós.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: