Publicado por: mvmportugues | janeiro 13, 2014

Jeová Rapha – O Senhor que Cura – Êxodo 15:26

Exodus 15 vs 26 P

Moisés se depara com uma situação difícil no deserto e, em vez de protestar, ele ora. Isso é o que nós devemos fazer também. Quando estamos com dor, devemos orar. Deus responde a Moisés, mostrando-lhe um simples pedaço de madeira. Moisés o lançou na água e a água tornou-se imediatamente doce. Deus, então, inicia um teste e diz no versículo 26: “Se vocês derem atenção ao Senhor, o seu Deus, e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura.” Aqui vemos o Senhor revelado como Jeová Rapha. No meio de sua amargura e dor, Deus se revela como o seu Sanador. 

A palavra Rapha é utilizada cerca de sessenta vezes no Antigo Testamento e significa, “para restaurar, curar, ou para curar” fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. 

Às vezes a gente está precisando de cura em todas as três áreas, como David estava em Salmos 6:2-3

Emocional: “Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco … “

Física: “Ó Senhor , cura-me , os meus ossos estão em agonia … “

Espiritual: “A minha alma está angustiada. Até quando, ó Senhor, até quando?” 

Deus se revela como Jeová Rapha quando estamos em necessidade de … 

  • Cura Emocional: O SENHOR cura danos emocionais  e corações quebrados. Salmo 147:3: “Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.” Qualquer dor que estamos carregando, temos que entregá-la para o Sanador. 
  • Cura física: Alguns de nós estamos passando por momentos difícil, tentando processar a dor e desânimo que vem de dificuldades físicas. Talvez seja dor pessoal ou talvez estamos devastados com a notícia sobre um membro da família ou um amigo. Em momentos como estes, é preciso pedir a Jeová Rapha para fazer o Seu trabalho de cura em nossas vidas. A Bíblia está cheia de exemplos do toque de cura de Deus. Em  2 Reis 20:5-6 lemos que Ezequias ficou muito doente e estava prestes a  morrer. Como resultado da intensa intercessão, ele foi curado e sua vida foi estendida. Esta é realmente uma história incrível: “Volte e  diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei … Acrescentarei quinze anos à sua vida.” Nos Evangelhos, vemos que Jesus passou uma surpreendente quantidade de tempo curando as pessoas. 
  • Cura Espiritual: Este é o mais importante dos três reinos da cura. O Senhor vê que estamos espiritualmente doente e Ele oferece cura e plenitude através do sangue derramado de Jesus na Cruz. Nosso diagnóstico é ruim e nosso prognóstico é terminal. Jeremias 17:9 registra a doença incurável do coração humano: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Nós somos pecadores que fomos infligidos com a doença de morte e destruição e estamos em necessidade desesperada de um novo coração. 

No início de seu ministério, Jesus levantou-se na sinagoga um dia e citou o livro do profeta Isaías: “Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos” (Lucas 4:18). Uma vez que somos postos em liberdade espiritualmente, Jesus pode quebrar toda a escravidão que nos controla, inclusive vícios e padrões de pecados profundos. Embora seja verdade que Jesus curou muitas pessoas fisicamente, Ele está sempre mais interessado em curar o problema do pecado. Você se lembra o que Jesus disse a João Batista, quando ele queria saber se Ele era realmente o Messias? Aqui estão as palavras escritas em Mateus 11:5: “Os cegos vêem, os mancos andam, os leprosossão purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres.” 

A penetração do pecado em nossas almas é retratado muito vividamente em Isaías 1:5-6: “Por que haveriam de continuar a ser castigados? Por que insistem na revolta? A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo. Da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite” Nosso depravação é total, afetando cada parte de nossas vidas. No entanto, o versículo 18 fornece a boa notícia, mostrando o poder purificador do perdão: “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.” 

Às vezes, precisamos passar pelo teste, pois os julgamentos e tribulações podem nos levar de novo ao caminho certo. “Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra… Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.” Salmo 119:67, 71 

Precisamos entender que nem todas as doenças estão diretamente ligadas ao pecado pessoal. Nós certamente podemos dizer que todas as doenças, em última análise são o resultado do pecado de Adão e Eva, mas temos que ter cuidado para não vincular todos os problemas que temos de algum pecado em nossas vidas. Esse foi o erro que os amigos de Jó fizeram quando eles continuaram acusando-o de má conduta. Em suas mentes, Jó estava sofrendo, porque ele tinha pecado de alguma forma. Vamos ter cuidado aqui. Alguns de nós nos culpamos sem piedade por nossa própria dor. Outros precisam recuar e deixar de dar a sua perspectiva sobre o porquê, que alguém está sofrendo. Jesus abordou esta mentalidade predominante quando ele foi convidado a explicar por que um homem era cego. Seus discípulos queriam saber se o homem tinha pecado ou seus pais. E, Jesus respondeu em João 9:3: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.” 

Precisamos nos lembrar de que é permitido ir consultar com profissionais, mas devemos ir para o Grande Médico primeiro. Embora existam algumas pessoas que se recusam a receber qualquer ajuda, porque eles querem confiar em Deus somente para a sua cura, é meu entendimento que Deus muitas vezes usa médicos e outros profissionais treinados para efeituar a Sua cura. Lembre-se que as águas amargas em Mara se tornaram doce somente quando algo foi adicionado a elas. Deus poderia ter feito a agua doce por qualquer outro meio, mas Ele optou por usar a madeira. Da mesma forma que Deus pode curar com apenas uma palavra de Sua boca, Ele usa outros instrumentos também. 

Por outro lado, o que Asa fez no Velho Testamento é um aviso para nós. Quando ele estava doente, ele não orou para Deus primeiro, mas em vez disso foi diretamente ao médico. Isto é descrito em 2 Crônicas 16:12: “Embora a sua doença fosse grave, não buscou ajuda do Senhor, mas só dos médicos.” Pense nisto, não devemos ignorar o Grande Médico a caminho do consultório médico. 

Precisamos também da comunidade de fé. Tiago 5:14-16 descreve o que devemos fazer quando estamos doentes. Primeiro de tudo, devemos chamar os presbíteros da igreja e pedir oração. Em segundo lugar, devemos confessar nossos pecados a outros. Em terceiro lugar, orar uns pelos outros. Estas medidas só são possíveis se você estiver conectado a uma comunidade de fé. Quando você está sofrendo, você precisa da ajuda de crentes fortes e fiéis. A fé de alguma forma amplia o poder de cura de Deus. Tiago 4:2 diz: “Você não tem, porque você não pede a Deus.” 

A cruz de Cristo é a fonte de cura. Jeová Rapha que cura no Antigo Testamento é o Senhor Jesus que cura no Novo. Não perca o significado da madeira de uma árvore que fornece a doçura da água amarga. Todos os nossos problemas começaram em uma árvore no Jardim do Éden e nosso problema do pecado é resolvido porque um outro pedaço de madeira foi usado para sustentar nosso Substituto pelo pecado na cruz. Isaías 53:5 diz que “o castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, e pelas suas feridas fomos curados” 1 Pedro 2:24 capta esta profecia : “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.” Só Jesus pode adoçar a amargura da vida. Ele é o qual que quebra a escravidão como Levítico 26:13 diz: “Quebrei as traves do jugo que os prendia e os fiz andar de cabeça erguida.” 

Se você está sofrendo emocionalmente, fisicamente ou espiritualmente, volte neste momento para o Senhor que cura. Vamos voltar para Êxodo 15 por um momento. Depois que Deus fez as águas doce, Ele, então, conduziu os israelitas a um lugar chamado Elim. Lemos no versículo 27 que Elim tinha doze nascentes e setenta palmeiras. Deus levou-os a um lugar de abundância. Mesmo se não estamos curados, podemos ser curados por Jesus. Ele é tanto a madeira e a água viva como Ele disse em João 7:37: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” A única maneira de ir de Mara para Elim é voltar para Jesus, que é o nosso Jeová Rapha.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: