Publicado por: mvmportugues | novembro 4, 2013

ESPERANÇA PARA AQUELE QUE QUER SER CURADO – João 5:1-14

Do you want to get healed P

“Você quer ser curado?” (João 5:6) 

Você está ao ponto de perder tudo que você ama? Você se sente perdido e deseperado e não sabe o que fazer? Há esperança para você, porque Jesus está esperando por você de braços abertos e tem as respostas e a cura que você está tão desesperadamente procurando. 

Enquanto Jesus estava em Jerusalém para uma das festas judaicas Ele passou à beira de um tanque perto da porta das Ovelhas, onde um grande número de pessoas doentes e inválidas se reuniam. Um dos paralíticos já era inválido por 38 anos. Quando Jesus o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Ele lhe perguntou: “Você quer ser curado?”  (João 5:1-6)

Essa pergunta é muito importante para aqueles que têm enfermidades físicas, mas mais importante ainda para aqueles que estão perdidos em seus pecados e têm a necessidade de ser curados espiritualmente. Você quer ser espiritualmente purificado? Você quer ser normal e viver como Jesus quer que você viva, livre dos grilhões do pecado?

O inválido respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.  (João 5:7)

Ser curado do que seja o que for: álcool, tabaco, drogas, pornografia, não perdoar, só vem para aqueles que querem. Mesmo que parece que este homem queria ser curado, depois de 38 anos seu problema havia se tornado uma forma de vida. Nunca alguem o tinha ajudado, e a situação do homem parecia impossível, mas ele perseverou. Então, não importa o quão preso você se sente em suas fraquezas (pecados), Deus pode cuidar de suas necessidades mais profundas. Não deixe que um problema ou dificuldade cause que você perca a esperança. Deus tem um trabalho especial para você fazer, apesar da sua condição, ou até mesmo por causa dela. Muitos têm ministrado a pessoas feridas efetivamente porque eles triunfaram sobre a sua própria dor. Deus tinha um plano para este homem e Ele tem uma para você também.

Jesus disse ao homem: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.  (João 5:8-9)

Instantaneamente, enquanto Jesus falou as palavras, o homem estava completamente curado. Para mostrar que ele estava completamente curado, Jesus lhe disse para pegar a sua maca e andar. Ele não precisou ir para a “reabilitação” para aprender a andar novamente, ou para abandonar seus vícios pecaminosos. Ele estava curado mente e corpo; e isso é um verdadeiro milagre de Deus. Você também pode ser abençoado por um milagre como este se você tiver fé e acreditar. A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (Hebreus 11:1)

As autoridades judaicas o questionaram para saber quem o havia curado, mas o homem não tinha noção pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão. (João 5:10-13)

Mais tarde Jesus encontrou-o no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”.  O homem foi contar aos judeus que foi Jesus quem o tinha curado. (João 5:14-15)

Depois de curar o homem, Jesus foi ao templo e lá Ele o encontrou de novo. O homem não sabia quem Jesus era, mas ele sabia que foi Deus que o tinha curado. Então, ele foi imediatemente para o templo para dar graças a Deus pela sua cura. Esta ação mostra que o homem acreditava em Deus e queria dar-lhe graças pela bênção que havia recebido.

No templo, Jesus disse ao homem para não voltar a pecar. Aqui Jesus se dirige a condição espiritual do homem. Jesus disse que fisicamente ele tinha sido curado, e para não pecar mais que se referia a ser curado espiritualmente também. Jesus realizou um grande milagre de amor, Ele transmitiu a força espiritual para que o homem pudesse viver com vitória sobre o pecado, doença e fracassos do passado.

Jesus estava lhe dando uma severa advertência. Ser paralítico é uma coisa terrível, mas estar espiritualmente morto é muito pior. O pecado nos separa de Deus e da vida eterna. Trinta e oito anos de ser paralítico era ruim, mas muito pior é ser impenitente e perder a alma. Não há comparação entre ser paralítico todos esses anos e passar a eternidade no inferno.

Receber a cura de Deus envolve um profundo desejo de ser curado e uma aceitação da nossa condição pecaminosa que somente pode ser redimido por Jesus. É também uma realização de que não podemos obter a cura pela nossa própria iniciativa. Precisamos de ajuda para entender como restabelecer-nos e que a ajuda vem pela Santa Palavra de Deus e através daqueles que Ele envia para nos ajudar.

Restabelecer refere-se à audição da palavra e acreditar que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Não se trata de uma questão apenas de conhecer a Escritura, mas sobre como viver, e abraçar Jesus como o próprio Verbo porque Ele é a Vida! Se refere à honrar Jesus em tudo, e obedecer somente Ele.

Evangelismo é simplesmente um pródigo dizendo para outros pródigos que Jesus pagou o preço, Seu sangue foi derramado para o nosso perdão e redenção, e que o Pai está esperando e desejando que eles voltem para casa.

Deus está ansioso e está esperando por você. Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de você; e por isso se levantará, para se compadecer de você; porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que por Ele esperam.  (Isaías 30:18)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: