Publicado por: mvmportugues | outubro 17, 2013

JULGAR VERSUS AVISAR – MATEUS 7:1 VS EZEQUIEL 33:1-9

Você não é o Juiz - Mateus 7 vs 1

Quando olhamos para o que Jesus disse a respeito de julgar os outros , a resposta é : “Não julguem, para que vocês não sejam julgados “ (Mateus 7:1 )

Muitos cristãos são muito críticos, mas espiritualmente não realizamos nada pelo criticismo. Crítica desanima a pessoa que está sendo criticada. O único autorizado a criticar é Deus através do Espírito Santo e somente Ele pode nos mostrar o que está errado sem nos ferir.

É impossível entrar em comunhão com Deus quando estamos em um estado de espírito crítico. A crítica serve para fazer uma pessoa dura, vingativa e cruel, e nos deixa com a idéia de que somos de uma forma ou outra melhor do que outros.

Se somos discípulos de Jesus, devemos trabalhar para obter uma natureza que não seja crítica. Isso é algo que não vai acontecer rapidamente e deve ser desenvolvido ao longo de um período de tempo. Nunca devemos pensar que somos superiores aos outros.

Coisas que vemos errado em outras pessoas, são provavelmente as coisas que Deus vê errado em nós. As palavras de Jesus são: “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?  Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?  Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7:3-5 )

Cada vez que julgamos, condenamos a nós mesmos. Paulo escreve: “você leva o nome de judeu, apóia-se na Lei e orgulha-se de Deus.  Você conhece a vontade de Deus e aprova o que é superior, porque é instruído pela Lei. Você está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas, instrutor de insensatos, mestre de crianças, porque tem na Lei a expressão do conhecimento e da verdade.  E então? Você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta?  Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba-lhes os templos?  Você, que se orgulha da Lei, desonra a Deus, desobedecendo à Lei?  Pois, como está escrito: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês.” (Romanos 2:17-24)

Precisamos parar com a vara de medição contra outros. Há sempre um fato, que nós não temos nenhuma idéia sobre a situação de cada pessoa.

Por outro lado, devemos avisar as pessoas. Devemos discernir a

Ezequiel 33 vs 1-9 P

maldade, para que não caiamos na sua armadilha; e ajudar os nossos amados para não cair nela também, isto nos faz vigias. A mensagem que Deus deu a Ezekiel, aquele que Ele repetiu duas vezes, descreve esta responsabilidade impressionante.

Deus diz a Ezequiel, a quem Ele chama filho do homem, começando em Ezequiel 33:7, “Filho do homem, eu fiz de você uma sentinela para a nação de Israel; por isso, ouça a minha palavra e advirta-os em meu nome.”

Cada um de nós, como um cristão renascido, ouvimos a voz do Espírito Santo falando, ajudando-nos a discernir o que é certo e o que é errado. Isso não é diferente do que está acontecendo aqui. Deus continua, “Quando eu disser ao ímpio que é certo que ele morrerá, e você não falar para dissuadi-lo de seus caminhos, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade, mas eu considerarei você responsável pela morte dele.” (Ezequiel 33:8 )

Aqui está onde a responsabilidade tremenda entra no jogo. Quando sabemos que alguém está fazendo algo que eles não devem fazer, e não lhe dizemos algo, na essência, estamos concordando com o seu pecado, e a responsabilidade pelo seu sangue, ou alma, está sobre nós.

“Entretanto, se você de fato advertir o ímpio para que se desvie dos seus caminhos e ele não se desviar, ele morrerá por sua iniqüidade, e você estará livre da sua responsabilidade.” (Ezequiel 33:9)

Nós somos de fato responsáveis um por outro. Devemos ter cuidado um com outro, e avisar um a outro do perigo, para que cada um de nós podemos viver uma vida piadosa. Mas se dizemos a alguém a verdade, e eles não escutam, então, segundo a palavra do Deus, isto torna-se sua própria responsabilidade.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: