Publicado por: mvmportugues | janeiro 20, 2013

QUANDO VOCÊ NÃO SABE O QUE FAZER – Tiago 1:2-8

Tiago 1 vs 2-8

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. (Tiago 1:2-8)

Como cristão, o que fazemos quando não sabemos o que fazer?

Em sua carta aos primeiros cristãos Tiago escreve para encorajá-los em sua fé durante os tempos difíceis que estavam vivendo. Ele não diz se você enfrentar provações, mas quando você as enfrenta. Ele sabe que teremos provas e que é possível aprender delas. A questão não é fingir ser feliz quando enfrentamos a dor, mas para ter uma perspectiva positiva “considerar motivo de grande alegria por causa do que as provas podem produzir em nossas vidas. Tiago nos diz para transformar nossas dificuldades em tempos de aprendizagem. Tempos difíceis podem nos ensinar a perseverança, o que também é chamado de paciência e determinação em (Romanos 5:3-5, 2 Coríntios 6:3-7, 2 Pedro 1:2-9).

Nós não podemos realmente saber a profundidade do nosso caráter até que vejamos como reagimos sob pressão. É fácil ser gentil com outros, quando tudo está indo bem, mas podemos continuar ser gentil quando outros nos tratam injustamente? Deus quer fazer de nós pessoas maduras e completas, não manter-nos de toda dor. Em vez de reclamar sobre nossas lutas, devemos vê-las como oportunidades de crescimento. De graças a Deus por prometer ficar com você em momentos difíceis. Peça a Ele para ajudá-lo a resolver seus problemas ou para dar-lhe a força para suportá-los. Em seguida, seja paciente e tenha fé, porque Deus não vai deixar você sozinho com os seus problemas, Ele vai ficar perto e o ajudará a crescer.

No versículo 5 quando Tiago fala sobre a sabedoria, ele está falando não só sobre o conhecimento, mas sobre a capacidade de tomar decisões sábias em circunstâncias difíceis. Sempre que precisamos de sabedoria, podemos orar a Deus, e Ele generosamente fornece o que precisamos. Os cristãos não têm de tatear em volta na escuridão, esperando tropeçar sobre respostas. Podemos pedir a sabedoria de Deus para guiar as nossas decisões.

Sabedoria significa discernimento prático. Ela começa com respeito a Deus que leva a viver uma vida correta, e resulta em aumento da capacidade de distinguir o certo do errado.

Deus está disposto a nos dar a sabedoria, mas não seremos capaz de recebê-la se os nossos objectivos são auto-centrado em vez de centrados em Deus. Para saber a vontade de Deus, precisamos ler a Sua Palavra e pedir-Lhe para nos mostrar como obedecê-la e então devemos fazer o que Deus nos diz.

“Crer sem dúvidar” não significa apenas acreditar na existência de Deus, mas também acreditar em Seu carinho e amor por nós. Isto inclui confiar em Deus esperando que Ele vai ouvir e responder quando oramos. Temos que remover nossa atitude crítica quando chegamos a Ele. Deus não concede cada pedido egoísta ou sem consideração e nós temos que ter confiança de que Deus irá alinhar nossos desejos com Seus propósitos.

Uma mente que oscila aquela que duvida não está totalmente convencida de que o caminho de Deus é o melhor. Ela trata a Palavra de Deus como qualquer conselho humano, e mantém a opção de desobedecer. Ela oscila entre fidelidade a sentimento pessoal, as idéias do mundo e os mandamentos de Deus. Se sua fé é nova, fraca, ou você está lutando lembre-se que você pode confiar em Deus e em seguida, seja leal a Ele. Para estabilizar sua mente vacilante ou duvidosa, comprometa-se inteiramente a Deus.

 Se você já viu o rolamento constante de grandes ondas no mar, você sabe como elas são inquietas, sendo sujeitas a forças de gravidade, vento e maré. A dúvida deixa uma pessoa tão instável como as ondas agitadas. Se você quiser parar de ser agitado, confie em Deus para lhe mostrar o que é melhor para você. Peça a Ele por sabedoria, e confie que Ele lhe dará. Em seguida, suas decisões vão ser positivas e sólidas.

 Lembre-se que quando pedimos com fé, o Senhor é fiel em responder.

 

Fonte: Trechos retirados da Bíblia de Aplicações da Vida “Life Application Bible”

 


Responses

  1. a biblia diz conhesereis a verdade e a mesma te libertara. estuo satisfeito com as palavras esclaresedoras deste estudo Deus Abençoe,pr.valter

    • Obrigada, toda a gloria e honra são para o Senhor. Que Deus o abençoe.

  2. Lindo tava precisando mais do senhor quero busca mais…

  3. Quero busca mas deus

  4. Este esboiço é muito edificante e ótimo para o aprendizado, toda honra e glória seja dada ao Rei amém!

    • Obrigada Valter, tudo é para a honra e gloria do nosso Senhor. Bênçãos

  5. louvado e exaltado seja o senhor…desde ja agradeço por esse estudo maravilhoso que me fez saber por tudo oque eu estou passando,saber que Deus esta me ensinando a me tornar uma mulher madura completa para seus propósitos e maravilhoso…chorei estudando cada palavra que aqui esta escrito…obrigada meu Deus por tudo,,,meu irmão que Deus continue te abençoando e lhe dando essa sabedoria,e muito obrigada por me ajudar a entender certas coisas,pis eu estava igual a esse mar agitado …mais agora estou calma….como um mar sem onda fortes …Deus te abençoe fica na doce paz do senhro Jesus Cristo..

    • Obrigada Silvana, que Deus te continue abençoando.

  6. Boa noite me encontro em um estudo, sobre o tema Tiago _1vers1a4 me abriu muito o entendimento obrigado ,que deus cada vez mais possa tá te enchendo e dando intendimento

    • Obrigado Diego, que bom que foi uma bênção para você, pois a palavra de Deus sempre é. Continue estudando e Ele abrirá o seus olhos e te dará muito intendimento.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: