Publicado por: mvmportugues | janeiro 13, 2013

DEUS SE PREOCUPA – Lucas 12:4-7

Lucas 12 vs 4-7 P

Eu lhes digo, meus amigos: Não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! 

O que traz o medo em nossa vida? Muitas pessoas têm medo da escuridão, outros de sua saúde debilitada ou de ficar velho. Em seguida, outros têm medo de ser pobre ou serem prejudicados fisicamente. E há muitos que têm medo da morte.  

Então, como vamos lidar com o medo? Devemos temer? Se for assim, então que tipo de medo devemos ter? Nossos versículos responde a estas perguntas.

Surpreendentemente, Jesus nos diz que o medo do mundo é algo com o qual não precisamos nos preocupar, em vez disso, o que devemos temer é Deus, porque Ele é o nosso Senhor Soberano.

Jesus se dirige aqueles que ele considera como Seus amigos e Ele está dizendo a eles para não ter medo de quem quer prejudicar ou destruir o corpo.

Pessoas durante o tempo de Jesus tinham medo do que os escribas e fariseus eram capazes de fazer com eles, pois alguns temiam ser expulsos da sinagoga (João 9:22 & João 12:42) e não ter meios para viver e se sustentar. E outros foram condenados à morte como Estêvão por ser fiel ao Senhor. (Atos 7:54-8:2)

Jesus disse para não ter medo dessas pessoas – uma vez que eles destruíram o corpo, não poderiam fazer mais nada para prejudicar a pessoa, já que o corpo daqueles que acreditavam em Cristo iria dormir em Jesus, e ser levantado na manhã da ressurreição, e ser unido a sua alma, para estar sempre com o Senhor. Portanto, os discípulos de Cristo não tem nada para estar preocupados porque – sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.” (Romanos 8:28)

Quando Jesus continua Ele adverte, no versículo 5: Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer. O temor mundano é nada, mas o temor de Deus é tudo! O home que destroe o corpo não pode fazer mais nada para ele, mas Deus julgará todos nós e vai enviar o incrédulo para o lago de fogo por toda a eternidade, porque “o salário do pecado é a morte.” (Romanos 6:23)

Precisamos estar cientes do que Hebreus 9:27 diz: “… o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo.” E as consequências para o incrédulo são encontradas em Apocalipse 20:11-15: Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. 13 O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. 14 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. 15 Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.

Nos versos 6-7 Jesus pergunta, não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

Pardais nos tempos de Jesus eram uma mercadoria barata, quase sem valor, contudo, Deus não se esquece de “nenhum deles.Então, quanto mais valioso somos nos do que pardais?

Jesus diz aqui que todos os cabelos na cabeça de uma pessoa são numerados. Se Deus é tão minuciosamente conscientes desses detalhes, então você não acha que Ele está ciente de tudo o que transparece em sua vida? 

Então a questão é: O que você teme?

Os não-crentes devem ter muito medo porque: “É uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo”
(Hebreus 10:31). Por outro lado, a Bíblia nos diz que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9:10; Salmo 111:10) e o temor de Deus começa por reconhecer nosso próprio pecado e temendo as consequências que é a morte e separação eterna de Deus. A pessoa que não aceitou a Jesus como seu Salvador precisa voltar para o Salvador, pois Ele tomou sobre Si mesmo o castigo que nosso pecado merecia e morreu uma dolorosa morte na cruz. Devemos confiar Nele e nos arrepender, antes que seja tarde demais, porque nenhum de nós sabe quando a nossa vida terminará.  

Jesus fala estas palavras para dar paz a Seus seguidores.  Eles são aqueles que temem a Deus, e são dados a garantia de Sua orientação, amor e conforto, não importa o que está acontecendo em suas vidas. 

Lembre-se que Deus se preocupa conosco de uma manera muito profunda. Pardais têm desfrutado de sua existência desde sua criação, sob a proteção da providência divina, mas nós “somos de mais valor do que muitos pardais”.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: