Publicado por: mvmportugues | dezembro 30, 2012

Resoluções de Ano Novo – Eclesiastes 5:2, 4-5

Eclesiastes 5 P

A Bíblia não fala a favor ou contra o conceito de resoluções de Ano Novo. Cada dia é o dia que o Senhor fez, como o Salmo 118:24 afirma, “regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.”  Podemos fazer uma resolução ou promessa a nós mesmo em qualquer dia do ano, e mantê-la ou quebrá-la está em nossas mãos. Devemos lembrar uma coisa que a Bíblia ensina, em Eclesiastes 5:2, 4 e 5, que se fazemos promessas ou votos a Deus, estes não devem ser tomados ligeiramente.

“Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco. Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.”

A grande maioria das resoluções de Ano Novo, mesmo entre os cristãos, são em relação a coisas físicas, quando deveriam ser decisões espirituais obedecendo e honrando o Senhor.

Quando fazemos resoluções, precisamos ter a motivação certa para iniciar ou parar qualquer atividade. Por exemplo, porque é que decidimos de ler a Bíblia todos os dias? Será que é para honrar a Deus e crescer espiritualmente, ou é porque ouvimos que é uma coisa boa para fazer? Por que queremos perder peso? É para honrar a Deus com o nosso corpo, ou é por vaidade, para honrar a nós mesmos?

Filipenses 4:13 nos diz: “Eu posso fazer tudo naquele que me fortalece.” E João 15:5 declara: Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” É importante saber que, se Deus é o centro da nossa resolução de Ano Novo, a pessoa tem grande chance de sucesso, e se é a vontade de Deus para que algo seja cumprido, Ele nos capacitará para cumpri-la. Se nossa determinação não é de honrar a Deus ou não está de acordo com a Palavra de Deus, não teremos sucesso. No entanto, se temos confiança quando nos aproximamos do nosso Pai celestial, e pedimos segundo a sua vontade, Ele nos ouvirá. (1 João 5:15)

Então, que tipo de resolução de Ano Novo o cristão deve fazer? Aqui estão algumas sugestões:

  • Peça a Deus para nos mostrar a forma de cumprir os objetivos que Ele nos dá.
  • Peça ao Senhor sabedoria em relação a que resoluções, que Ele quer que nos devemos fazer. (Tiago 1:5)
  • Deus sempre tem um propósito para o que vamos experimentar. Ele tem um motivo para o que Ele permite em nossa vida, e por isso podemos confiar Nele completamente. (Provérbios 1:3-5)
  • Si possivel devemos encontrar um parceiro piedoso que nos ajudará e nos encorajará.
  • O orgulho deve ficar longe de nós, em vez disso, devemos dar a Deus toda a glória. (Salmo 37:5-6)
  • Devemos contar com a força de Deus para nos ajudar.
  • A Bíblia diz para não se preocupar com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Precisamos confiar em nosso Pai Celestial que sabe tudo o que precisamos, Ele é o nosso Deus e nosso Provedor. Ele é fiel e Ele cuidará de nós. (Mateus 6:25-34)
  • Não há limite para o que Deus pode fazer em nossa vida, nada é impossível para Deus. Deus abre portas que ninguém pode fechar e fecha portas que ninguém pode abrir. Com Deus, as possibilidades são infinitas quando vivemos de acordo com a Sua vontade. (Filipenses 4:13)
  • Precisamos manter nossos olhos fixos em Cristo e Ele nos dará descanso e paz, porque Ele é a nossa paz e Ele nos cuida e nos ama profundamente. (João 16:33)
  • Precisamos orar sobre o que Deus tem planejado para nós e estar disposto a andar pela fé, em obediência ao seguirmos Sua liderança. Sempre lembrando que Seus planos são sempre para o bem e não de mal, para nos dar um futuro e esperança. (Jeremias 29:11-13)
  • Precisamos começar o Ano Novo com um novo ponto de vista para novas experiências, memórias e bênçãos, ter uma mente e coração aberto para onde o Senhor nos levará, com plena certeza e confiança de que Ele está conosco. (Mateus 28:19-20)
  • Não devemos ficar desanimados com fracassos ocasionais, em vez disso, devemos permitir que eles nos motivem ainda mais.
  • Temos que estar dispostos a deixar Deus trabalhar em e através de nós para continuar a crescer em nosso relacionamento com Ele. Oremos para que Deus nos molde e nos faça flexíveis na mão do Oleiro.
  • Com novas experiências e lições vêm nova sabedoria e discernimento. Faça disso uma prioridade para procurar a sabedoria como um tesouro escondido ou ouro fino. Provérbios diz que a sabedoria dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará. (Provérbios 4:7-9)      

Demos graças ao Senhor por seu amor e certeza de que Ele está aqui para nós. Deixe-nos olhar para a frente e para o que Ele tem reservado para nós neste Ano Novo, pois Ele é fiel e digno de ser adorado e louvado cada dia da nossa vida.

 Bênçãos neste Ano Novo!

 


Responses

  1. amem.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: