Publicado por: mvmportugues | novembro 18, 2012

SERVINDO AO SENHOR COM AÇÕES DE GRAÇAS – Salmo 100

Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra. 2 Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico. 3 Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto. 4 Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. 5 Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.   Salmo 100

Este Salmo é um salmo sobre ação de graças, adoração e de conhecer a Deus. É um Salmo dirigido aos corações de homens e mulheres. Ele apela para louvor e ação de graças e adoração com alegria. Não era apenas um apelo a Israel para louvar a Deus, mas para “toda a terra” (Salmo 100:1). 

Quando o salmista fala de adoração, ele não está simplesmente falando de algo que ocorreu no Templo de Jerusalém, mas de serviço contínuo à Deus. 

Este Salmo é tão relevante hoje quanto era na época em que foi escrito. Deus ainda quer que seu povo “celebre com júbilo ao Senhor.” Se estamos reunidos com os santos ou estamos servindo a Deus em nossa caminhada diária, este serviço, de acordo com o salmista, é de expressar alegria e júbilo. 

Os cristãos têm todo o motivo para louvar a Deus por Seu grande amor por nós, por nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo (Efésios 1:3-14), e este Salmo é um convite ao louvor. O salmista articula esta citação de louvar com três diretivas: Celebre, sirva e venha. Em outras palavras, o salmista deseja que “toda a terra” se submeta ao poder e a presença do Deus. 

Quando uma pessoa celebra com júbilo ao Senhor, então ela “serve ao Senhor com alegria” (Salmo 100:2). A adoração do salmista reflete uma fé de confiança, uma vida de rendição e uma resposta fiel a Deus que deve ser refletida em todas as áreas de nossa vida cada hora do dia. Este ato é uma renovação de um de estilo de vida, em outras palavras, é a reordenação da vida, vivida em harmonia com os ensinamentos das Escrituras, para a glória de Deus. 

O salmista quer que o povo de Deus saiba que o Senhor é Deus, porque foi Ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto” (Salmo 100:3). Jesus é o nosso Pastor e os crentes são o seu povo e ovelhas do seu pasto.

Os salmistas continua: “Entrai por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome” (Salmos 100:4). Quando os israelitas entraram em “suas portas”, este ato de entrar na área do Templo com canto fez com que os filhos de Israel refletissem sobre as bênçãos de Deus. Salmos 136 é um exemplo clássico de uma “salmo de ação de graças” que chama a atenção para a bondade de Deus. Este Salmo começa assim: “Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” Nós também, devemos refletir sobre a bondade de Deus, especialmente o nosso êxodo do mundo das trevas para o reino do Filho amado de Deus (Colossenses 2:13).

Salmos 100:4 intensifica o convite para entrar em seus átrios com ações de graças e louvor. Mas o salmista não para com esta convocação. Ele dá as razões para a ‘ação de graças’ e o ‘louvor’: “Porque o Senhor é bom e seu amor dura para sempre; Sua fidelidade continua por todas as gerações” (Salmo100:5). Assim como este ato de ação de graças e louvor manteve os israelitas focados em suas responsabilidades para com Deus, assim também, o ato de ação de graças e louvor ajuda o crente a manter as coisas em perspectiva adequada.  

Precisamos lembrar que a ação de graças deve ser a atitude do crente em todos os momentos, porque: Louvor, ação de graças e adoração é uma maneira em que expressamos nosso amor ao Senhor. 

“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18) 

Durante esta época do ano e sempre, que a ação de graças resida em nossos corações, quando damos todo  louvor e glória a Deus por meio de Jesus, nosso Redentor.


Responses

  1. A melhor coisa da minha vida, é servir a DEUS com alegria… louvo a DEUS por essas mensagens,vamos incentivar outras pessoas a fazer isso…

  2. Glória Jesus! Belo comentário.
    Fique na Paz do Senhor.

    • Obrigado Márcia, toda a honra e gloria são para o nosso Senhor. Bênçãos

  3. CELEBRAI COM JÚBILO AO SENHOR

    “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.”
    Salmo 100.1-2

    Este é um dos salmos mais cantados nas igrejas hoje em dia, e expressa uma ação de graças pela bondade e misericórdia de Deus. A qual estende a todos os habitantes da terra, concedendo a todos as benevolências comuns as quais percebemos e recebemos todos os dias. Porém se formos mais atenciosos em qualquer momento que paramos para observar ao nosso redor, veremos que existe sempre algo mais que Deus esteja fazendo em nosso favor, e infelizmente na maioria das vezes não notamos, ou não temos tempo para isso.

    No entanto, se você observar verá que nem a nossa insensibilidade faz com que Deus desista, ou pare de ofertarnos tudo o que diariamente o faz. A cada novo nascer do Sol até que se ponha, e venha renovar-se a esperança de um novo dia, Deus permanece pronto a nos oferecer tudo de novo, e de uma maneira singular a cada dia. Não é incrível alguém não desistir de fazer o bem a todos, mesmo que ninguém no meio desse “todos” mereça tal graça?

    Pois é, o Eterno Autor da vida nos concede a cada manhã a rica e graciosa bênção da vida, das oportunidades, das conquistas, dos desafios e prováveis vitórias ou derrotas. Mas quem confia nEle tem uma expectativa nova que encontra firmeza na sua Palavra que diz em Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,…”

    E mesmo que “tudo pareça estar dando errado, tudo está contra”, nós poderíamos pensar assim; essas palavras nos confirmam a atitude do salmista quando diz: “Entrai por suas portas com ações de graças, e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.” Salmo 100.4-5, existe sempre um motivo a mais para eu e você sermos gratos a Deus.

    Quando confiamos realmente, Ele sempre nos surpreende com suas ações de auxilio em meio aos sofrimentos, que até então julgamos que “não terão fim”, pois se confiamos, mesmo que tudo esteja aparentemente “dando errado”, Deus está trabalhando a nosso favor, e então quando a solução fica visível a nossos olhos, vemos que Ele não se esqueceu como talvez havíamos pensado, e o livramento chegou “na hora certa”, pois o tempo de Deus é sempre o tempo certo. E ai descobrimos como somos pequenos, falíveis e dependentes do Único que pode e tem prazer em nos ajudar.

    Não sei se você está passando por um momento delicado, ou até “difícil demais” em sua vida, ou conhecer alguém assim, isso eu não sei; mas de uma coisa eu tenho plena e total certeza: Deus está olhando para você, planejando seu livramento neste momento, e só espera uma coisa sua – confiança nEle, e a oportunidade de entregar a você o que de mais precioso Ele tem para oferecer a todo ser humano: a vida em seu Filho Amado, o Senhor Jesus Cristo, a quem Ele foi capaz (por todos nós) de oferecer numa cruz, para lá pagar todos os pecados seus e meus, e assim ser capaz de ter o poder de perdoar e sarar TODAS as nossas dores. Veja bem: “todas as nossas dores”, o que te impede de experimentar tão grande oportunidade?

    Falando em oportunidade, quero reforçar o convite para que se você estiver em nossa cidade neste final de semana, nos dar o prazer de contar com sua visita em nossa Igreja, ao lado da Galeria Ricardo, bem no centro de Tarauacá e se fazer presente conosco onde celebraremos mais um aniversário de nossa Igreja. Que Deus em sua infinita bondade te visite com sua presença de graça e poder, e te faça ser “mais que vencedor” na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Crist

    • Amen! Obrigada pelo seu comentário Cleo. Toda a honra e gloria são para o nosso Senhor, pois as palavras e a infinita bondade são Dele. Agradecemos o seu convite mas vivemos nos EUA no estado do Arizona. Desejamos tudo de bom para vocês todos ai am Tarauacá com muitas bênçãos do nosso Senhor. Um grande abraço dos irmãos, David e Helena


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: