Publicado por: mvmportugues | novembro 4, 2012

A QUESTÃO MAIS IMPORTANTE DE SUA VIDA – Você já nasceu de novo? – João 3:3

Esta é a questão mais importante na vida de qualquer ser humano. Jesus Cristo disse: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3). 

Não é suficiente dizer “Eu sou um membro de uma igreja e, portanto, eu sou cristão.” Milhares de pessoas que se chamam de cristãos não mostram evidência nenhuma de ter sido nascidas de novo, como Paulo diz aos gálatas: “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gálatas 5:19-21)

De acordo com Paulo, um estilo de vida pecaminoso reflete um coração que não está bem com Deus e pelo seu comportamento estão revelando que eles não pertencem a Seu reino, independentemente do que eles afirmam.

Algumas pessoas pensam que são cristãs, porque elas oraram a oração de um pecador, no entanto suas vidas não têm qualquer evidência de que elas conhecem Cristo. Paulo disse que a prova da salvação é uma vida transformada. Se a única prova que uma pessoa pode oferecer é algo que disse ou fez há muito tempo, esta é uma evidência muito fraca. A prova de uma vida cristã deve ser vista em uma pessoa refletindo Cristo em seu estilo de vida cada dia.

Paulo rogou aos irmãosque, pelas misericórdias de Deus se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Romanos 12:1-2)

Se alguém deseja saber como reconhecer uma pessoa que verdadeiramente é “nascida de novo”, aqui estão algumas das evidências, como descritas na Bíblia.

A pessoa não pratica o pecado “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” (1 João 3:9)

Significando, que ela não vai praticar o pecado, porque a natureza do próprio Deus foi implantado nela. Uma pessoa que nasceu de novo, que foi transformada, não apresenta uma inclinação para o pecado. Um verdadeiro cristão odeia o pecado foge dele e luta contra ele, mesmo que às vezes todos tropeçamos. (Tiago 3:2)

Quando o crente nascido de novo peca e se torna consciente da ofensa, ele imediatamente pede perdão ao Pai porque reconhece o sacrifício que Cristo pagou por nós no Calvário e querem uma renovada comunhão ininterrupta com Ele.

A pessoa crê em Cristo “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (1 João 5:1).

Uma pessoa, que nasceu de novo, crê que Jesus Cristo é o Salvador, que Ele é o Filho de Deus e o único que pode perdoar os nossos pecados. Que Ele veio a esta terra para nos reunir ao Pai. 

A pessoa é justa “Se vocês sabem que Ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido Dele.” (1 João 2:29).

Uma pessoa, que nasceu de novo, vive uma vida santa e procura viver de acordo com a vontade de Deus. Fazem as coisas que agradam a Deus e evitam as coisas que Deus detesta. Eles desejam olhar continuamente a Cristo como O exemplo e seguem seu Salvador, mantendo suas instruções e mandamentos.  

A pessoa tem amor genuíno “Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Aquele que não ama a seu irmão permanece na morte. (1 João 3:14) 

Uma pessoa que nasceu de novo tem um amor especial, como todos os verdadeiros discípulos de Cristo têm. Eles amam todos, mas tem um amor especial por aqueles que compartilham sua fé em Cristo. Assim como Jesus o faz, devemos amar os piores pecadores e cuidar deles e trazê-los ao conhecimento da salvação que vem por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 

A pessoa vence o mundo “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4)

Aqueles que são verdadeiramente nascidos de novo não serão derrotados pelo mundo. Eles não só tentam evitar o pecado, mas também tudo o que poderia levá-los ao pecado. Eles são cuidadosos com quem se associam e se protegem contra o inimigo com a armadura de Deus (Efésios 6:10-20), são vigilantes, humildes e diligentes em suas orações. 

O Teste 

As ações de uma pessoa precisam ser examinados para ver se elas são consistentes com a sua profissão de fé. 1 João 2:4 diz: “Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos Seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.” Então, se alguém professa ser um cristão e ainda se comporta de forma contrária ao que professaram nós naturalmente duvidamos de sua salvação.

O termo “nascer de novo” está sendo usado de forma muito vaga nestes dias; temos que realizar que a regeneração verdadeira é permanente, um milagre de transformação da vida realizado pelo próprio Deus na vida de um crente. 

Finalmente, devemos ter cuidado para não ser muito crítico, muito rapidamente. É uma coisa séria para dizer que alguém é ou não é salvo. Se nós não tivermos certeza sobre a salvação de alguém, devemos orar para a pessoa, pedir a Deus para obrar na vida dela, e pedir ao Senhor que nos dê sabedoria.

Se você examina a sua vida e ve desobediência consistente a Deus, algo está errado. Verifique que você não está sob nenhuma ilusão, e que você não está dependendo de qualquer falsa garantia de sua salvação. Resolva as coisas com Deus hoje, antes que seja tarde demais.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: