Publicado por: mvmportugues | outubro 7, 2012

O QUE SIGNIFICA SER DISCÍPULO DE JESUS? – João 8:31

Jesus disse: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8:31-32).

Nestes versículos, Jesus está nos ensinando que se permanecermos na Palavra de Deus e mantemos Seus ensinamentos nos tornamos Seus discípulos. O significado de um discípulo literalmente se traduz em “um aprendiz” … ele denota “aquele que segue o ensino de alguém ‘…. Em termos bíblicos, um “discípulo” é um crente que segue os ensinamentos de Cristo e segue o Seu exemplo.

Assim o discipulado não é simplesmente uma decisão da crença em algum momento, mas um processo contínuo de seguir e obedecer. Isso significa que devemos ler Sua palavra com muito cuidado e aplicá-la em nossas vidas diárias. Somos ordenados a abandonar quaisquer ensinamentos que não estão de acordo com as palavras de Deus como Paulo adverte Timóteo. “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” (2 Timóteo 4:2-4)

O resultado de permanecer na palavra de Cristo é a liberdade, liberdade espiritual da escravidão do pecado (João 8:32), porque “todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34). Liberdade espiritual, intelectual e moral é só atingível quando somos livres das trevas, do pecado, da ignorância, superstição e deixamos que a Luz do Mundo brilhe sobre nós e em nós. “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas 5:1)

Jesus veio para nos libertar e antes de subir ao céu, Ele disse aos seus discípulos “vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateo 28:19-20). É importante para aqueles que são crentes e discípulos de Jesus hoje em dia serem capaz de ensinar outros a entender que a confiança vem de evidências e a prova é encontrada na palavra de Deus. As pessoas nunca vão encontrar a verdade e a liberdade, até que examinarem a comprovação de que Jesus é quem Ele afirma ser.

Centenas de milhares de pessoas rejeitam Jesus, sem nunca pesquisar os fatos de quem Ele realmente é. A Biblia nos diz que “estas coisas porém, estão escritas para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31)

Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meu discípulo.” Nós nos tornamos Seus discípulos quando realizamos que Jesus é o nosso Criador que quer que sejamos livres do pecado, engano e do erro. Ele quer que a gente realize que Aquele que é a Verdade nos libertará da condenação eterna e por sua vez nos dará a vida eterna com Deus.

Ser Seus discípulos e ensinar outros a conhecer a verdade é um processo que não acontece de uma vez. Ao obedecer a palavra de Jesus e buscando suas verdades, vamos começar a olhar para nós mesmos de forma diferente, não nos veremos mais da mesma maneira como no pasado. Vamos ver pessoas de forma diferente e os preciosos ensinamentos de Cristo vão mudar o nosso sistema de valor. Vamos começar a entender que “Jesus Cristo veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro.” (1 João 5:20)

A Verdade é um título para Jesus.Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim(João 14:6) e Ele revelou Sua verdade para nós através da Sua Palavra. Saber a verdade absoluta só é possível através de um relacionamento pessoal com Aquele que é a Verdade – Jesus Cristo.

A verdade nos livrará e nos permitirá ser tudo o que nós fomos feitos para ser, já que a verdade é usada na Escritura como um resumo da vida piedosa, porque dizer a verdade e ser verdadeiro consigo mesmo e com Deus, é a essência de ser um discípulo de Jesus Cristo, que Deus quer que sejamos.

Temos que entender que não é suficiente ler sobre a verdade de Deus, devemos andar nela. É somente quando nós recebemos a verdade, a amamos, seguimos seu ensino e andamos nela, que somos verdadeiros discípulos de Cristo.


Responses

  1. É UMA VERDADEIRA BENÇÃO DO CORAÇÃO DE DEUS ROGO AO NOSSO AO NOSSO DEUS QUE EM NOME DE JESUS CONTINUE ABENÇOANDO ESTE MNISTÉRIO RAYDMAR E FAMILIARES

    • Obrigado Raydmar. Toda a gloria e honra são para o nosso Senhor pois as palavras são Dele. Bênçãos para você e sua familia.

      David e Helena
      Mission Venture Ministries em Português
      A qualquer hora, para qualquer coisa, em qualquer lugar
      para Jesus porque Ele é tão digno

  2. […] Disse Jesus: ‘Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípu… […]

    • Obrigada por compartir a Palavra de Deus em seu blog. Bênçãos do Senhor para vocês.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: