Publicado por: mvmportugues | julho 16, 2012

BUSCAR O CAMINHO DA JUSTIÇA – Salmo 37

Este Salmo é cheio de sabedoria dirigida ao crente e os ensina a agir em relação a malfeitores. Ele nos instrui sobre a importância de manter a perspectiva correta durante a nossa vida.

David começa nos dois primeiros versos com uma declaração de consolo: “Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; 2 pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.” – Ele menciona a palavra “não se aborreça (irrite) várias vezes neste capítulo. Então, como vamos conseguir isso, como é que vamos manter a calma em resposta ao malfeitor? Nossa resposta se encontra nos versos seguintes: Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. 4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. 5 Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: 6 ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. 7 Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. 8 Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. 9 Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.”

David nos encoraja com princípios que devem guiar as nossas vidas.

Confie no Senhor (vv. 3, 5) Enquanto os maus confiam em si mesmos, os justos são chamados a colocar a sua confiança e esperança no caráter e promessas do Senhor. Devemos confiar em Deus e repousar Nele, em vez de permitir que a mente seja perturbada por causa dos perversos, ou pelo que podem ou poderiam fazer para nós. Devemos colocar nossa confiança no Senhor. O sábio, adira à bondade e a soberania Daquele que “age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28).

E faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança (v 3) – A Bíblia nos ensina:“não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”  (Romanos 12:21). A melhor maneira de manter a mente de se preocupar, é estar engajados em fazer o bem, e ter a mente sempre ocupada em algo valioso e útil. Filipenses 4:8 diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Deleite-se no SENHOR, e ele atenderá aos desejos do seu coração (V 4) – Aqui David está dizendo que devemos buscar a nossa felicidade em Deus – em Seu ser, Suas perfeições, Sua amizade e Seu amor. Devemos deixar que a proximidade de Deus seja o nosso bem (Salmo 73:28) e cultivar a intimidade com Ele. Isto não pode ser feito à parte da disciplina do tempo regular com o Senhor na Palavra e oração. Quando procuramos Ele em primeiro lugar, Ele nos dá os desejos do nosso coração porque os nossos desejos se conformam com o Dele. “Agora esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” (1 João 5:14).

Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá: (v 5) Temos que nos humilhar sob a poderosa mão de Deus, para que Ele possa nos exaltar no devido tempo, lançando todas as nossas preocupações sobre Ele, pois Ele cuida de nós. (1 Pedro 5:6-8). Incondicionalmente precisamos dar todos os nossos planos, nossos sonhos, nossas esperanças e nossos desejos para o Senhor (Provérbios 16:3). As únicas coisas que realmente serão nossa são as coisas que nós livremente damos a Deus. Jesus nos disse: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará. (Lucas 9:23-24).

Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. (V 6) – Deus disse por meio do anjo a Daniel: “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.” (Daniel 12:3)

Descanse no SENHOR e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. (vv. 7, 9, 34) Descanse no Senhor significa esperar em silêncio, com paciência e confiança pela resposta de Deus e Sua intervenção, enquanto deixamos todo o assunto sob Seu controle.

O tempo de Deus é diferente do nosso, e por isso, não devemos ficar impaciente, ansioso e frustrado com as adversidades da vida. Temos que confiar em Seu caráter e devemos confiar em Seu tempo. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. 7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (1 Pedro 5:6-7)

Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. 9 Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no SENHOR receberão a terra por herança. (Vv. 8, 9) Repetidamente, David nos lembra que os justos não devem se preocupar sobre os malfeitores, pois isso só leva ao mal. Ele nos lembra que aqueles que são maus serão destruídos no final mas aqueles que colocam sua confiança Nele herdarão a terra.

A sabedoria deste salmo é adotar uma perspectiva sobre a vida, abraçando os propósitos de Deus e ordenando todos os nossos negócios de acordo com a Sua vontade e instruções.

A maior parte do Salmo 37 contrasta as perseguições e o destino dos ímpios e dos justos. Concede que, no curto prazo, aqueles que se recusam a reconhecer Deus podem prosperar, enquanto aqueles que buscam a Deus muitas vezes sofrem nas mãos dos malfeitores. Por outro lado, os justos herdarão a terra (vv. 3, 9, 11, 22, 29, 34). Jesus reitera o ensinamento do Salmo 37:11 nas bem-aventuranças, declarando: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5). A boa notícia é que aqueles que em mansidão comprometem-se a Jesus Cristo e são abençoados pela imputação da Sua justiça, não somente herdarão a terra, mas eles acabarão por herdar a terra inteira.

 


Responses

  1. maravilhoso e colocar a nossa vida no Senhor Deus


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: