Publicado por: mvmportugues | junho 25, 2012

Permanecei no ensino de Cristo – 2 João 1:7-11

De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo. 8 Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente. 9 Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. 10 Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. 11 Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas. 2 João 1:7-11

Esta carta foi escrita para os crentes e João estava os alertando sobre os falsos mestres e do perigo de associarse com eles. Temos que lembrar que Satanás vem como um anjo de luz (2 Coríntios 11:13-15), então os crentes devem estar em guarda contra o erro por ter um conhecimento íntimo da verdade da palavra de Deus. João lhes disse que: muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Ele os chama de enganadores e anticristos e salienta a necessidade de estar em guarda contra os falsos mestres.

Uma das marcas de um falso mestre ou um culto é que eles não aceitam, acreditam e ensinam sobre a divindade do Senhor Jesus Cristo. Por exemplo as Testemunhas de Jeová crêem que Jesus é um “anjo” (o arcanjo Miguel), um ser criado. Para os Mórmons Jesus é o “irmão espiritual” de Lúcifer, e não é eterno, mas criado. Existem muitas seitas proclamando mentiras neste mundo e eles vão tentar levar os crentes fora dos limites da verdade da Palavra de Deus. Cuidado!

Precisamos ser cautelosos ao falar com alguém sobre religião. A primeira pergunta que devemos fazer é: “O que você pensa sobre Cristo, Ele é Deus e veio em carne? “Infelizmente vamos encontrar muitos que dizem que Ele é simplismente humano, estas pessoas são anticristo. Portanto: não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; 3 mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. (1 João 4:1-3) Quando lemos as cartas de João, nos tornamos conscientes de que qualquer pessoa que ensina contra Cristo e Sua doutrina é um anticristo. Muitas pessoas vão confessar que Jesus Cristo veio em carne, mas refutam e se rebelam contra os seguintes princípios fundamentais do Evangelho.

  • O nascimento virginal e divindade de Jesus Cristo – quando Jesus viveu na terra Ele era plenamente Deus e homem. Após sua ascensão Ele é plenamente Deus.
  • A morte substitutiva de Jesus – Ele morreu e pagou a dívida do pecado para cada pessoa.
  • Deus ressuscitou Jesus fisicamente a vida depois que Ele estava no túmulo durante 3 dias.
  • A inspiração santa e a verdade absoluta da Bíblia.
  • Jesus Cristo retornará à terra, para derrotar seus inimigos e julgar todas as pessoas.
  • Todo verdadeiro crente vai admitir que Jesus pagou sua dívida de pecado – acredita que Deus o ressuscitou dentre os mortos e confessa verbalmente que Jesus é o Senhor absoluto de sua vida.
  • Cada crente terá o desejo de, “ser preenchido com toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:19)

João adverte aos crentes para ter cuidado e não ser enganado no versículo 8, pois eles perderiam sua recompensa, se eles começassem a seguir os ensinamentos falsos. Precisamos lembrar o que Jesus disse: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ 23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” (Mateus 7:21-23).

No versículo 9 João claramente afirma que aqueles que não andam ou permanecem na doutrina de Cristo não tem Deus. Isto significa basicamente que aqueles que não acreditam que Jesus é o Filho de Deus e aqueles que negam a divindade de Cristo e seu Senhorio não são salvos e, portanto, são anticristos.

O versículo 10 continua dizendo:Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. O contexto desta passagem claramente se refere aos cultos que vêm bater à sua porta. Precisamos estar conscientes do ensino dessas pessoas e somos ordenados a não recebê-los em nossa casa. A razão é que esta saudação seria vista como aprovação por vizinhos e colegas cristãos que nos vêem fazendo isso ou ouvem desta visita, e daria uma aprovação falsa, dizendo basicamente que é OK para participar de suas más ações.

Precisamos entender que a hospitalidade para estranhos não é proibida. No entanto, é proibido receber falsos mestres de tal forma a dar-lhes oportunidade para ensinar a suas heresias. Jesus passou muito tempo com pecadores, (Mateus 9:10-12), mas não com fariseus. A razão pela qual Jesus não perdeu tempo com fariseus, e sim com outros pecadores, foi que, em seu orgulho e arrogância não viram o que estavam precisando e tinham necessidade. Jesus não perdeu tempo em comunhão com eles, ou validou à sua mensagem por causa de seus ensinamentos falsos.

Por favor, esteja ciente de que apoiar alguém que está trabalhando contra a verdadeira mensagem cristã torna aquele que os cumprimenta susceptível de participar de suas más ações. Por isso a Bíblia nos ensina: Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino (a mensagem de Jesus Cristo), não o recebam em casa nem o saúdem. 11 Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas. Coleguismo cristão e hospitalidade deve ser negada a qualquer um que não ensina de acordo com a doutrina de Cristo.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: