Publicado por: mvmportugues | maio 21, 2012

O QUE SIGNIFICA TEMER A DEUS? – Provérbios 1:7

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1:7

Provérbios nos diz que o caminho para a sabedoria começa com o temor do Senhor. Este medo saudável nos obriga a entregar nossa vida ao Senhor. Quando nos entregamos ao Senhor e pedimos perdão, Ele em seguida nos lava e nós nos tornamos puros – “ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve.” (Isaías 1:18)

O temor do Senhor é sobre a reverência para Deus, o respeito por Ele, o amor e apreço, mantendo Deus e ao Seu Filho amado, em alta estima.

A razão pela qual muitos não levam a sério a Palavra de Deus é que eles não têm fundamento e não estão fundamentados nas Escrituras. Eles não realizam que “toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”  (2 Timóteo 3:16). Como resultado da ausência desse tipo de temor (respeito), quando incrédulos lêem ou ouvem os mandamentos de Deus reagem com indiferença. Como o verso, descreve claramente um tolo despreza a sabedoria e a instrução, no entanto, o serviço fiel a Deus e obediência a Cristo estão enraizados no temor do Senhor.

Os tolos não se importam quanto alguém sabe porque eles estão convencidos de que sabem mais. Eles não procuram ou apreciar um conselho sábio porque o orgulho prefere a sua própria versão da verdade. Os tolos acreditam que outras pessoas precisam de instrução, não eles. Na Bíblia, um “tolo” não é uma pessoa mentalmente deficiente, mas aquele que se rebela contra Deus, que vive como se Deus não existisse, (Salmo 53:1), uma pessoa vil e corrupta que não é salva.

Podemos evitar tolice e os erros que produzem ao submeter nossas vidas a instrução piedosa. Apesar de que a correção e instrução podem ser experiências desagradáveis, os resultados valem a pena de possivelmente sermos envergonhado e pior de tudo passar uma eternidade no inferno.

O oposto de um tolo é uma pessoa sábia e o dicionário define “sabedoria” como a capacidade de discernir o que é verdadeiro ou correto. Sabedoria é a capacidade dada por Deus para realizar a verdade e para implementar a vontade de Deus através da inspiração do Espírito Santo que reside em cada verdadeiro crente nascido de novo.

Sabedoria exige um medo saudável do Senhor. Devemos aprender a preferir a opinião de Deus sobre a nossa própria. Nós não podemos ganhar sabedoria sem humildade. Por que as pessoas desprezam a sabedoria? Porque elas “recusaram o temor do Senhor.”  (Provérbios 1:29)

Se rejeitarmos Deus, nós nos desligamos de nossa única fonte de sabedoria. Podemos ser sábio aos nossos próprios olhos, mas somos extremamente tolos se não tememos o Senhor e as conseqüências da eternidade.

Pais precisam aprender sobre o temor do Senhor e começar a incutir Provérbios 1:7 em seus filhos o mais cedo possível! 

CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS SÁBIAS E TOLAS

CRIANÇA SÁBIA (justa)

CRIANÇA TOLA (pecadora)

Obediente

(Provérbios 23:22)

Desobediente

(Provérbios 15:5)

Aceita Repreensão Disciplina  

(Provérbios 13:1; 15:5)

Despreza Repreensão

(Provérbios 13:1)

Discernente

(Provérbios 28:7)

Direito nos Próprios Olhos

(Provérbios 12:15)

Traz Alegria

(Provérbios 23:24-25; 29:3)

Causa Sofrimento e da Angústia  

(Provérbios 10:1; 17:21, 25)

Certo(a)

(Provérbios 8:20)

Vergonhoso (a)

(Provérbios 19:26, 28:7)

Honra e Abençoa os Pais

(Êxodo 20:12, Provérbios   31:28)

Despreza e Amaldiçoa os Pais  

(Provérbios 15:20; 20:20; 30:17)

Abençoada com Vida Longa

(Provérbios 10:27; 12:28)

Morte Prematura

(Provérbios 12:27-28; 20:20)

Moisés escreveu: “o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma.” (Deuteronômio 10:12)

Quando lançamos nossas ansiedades sobre Ele, podemos nos tornar destemido como Davi, que escreveu quando sua vida estava sendo ameaçada, “não temerei mal algum, porque Tu estás comigo” (Salmo 23:4).

Finalmente, o temor de Deus resulta em oração respondida. “Ele cumpre o desejo de todos os que O temem.”  (Salmo 145:19)


Responses

  1. Deus è maravilhoso…..

  2. muito bom,mas precisa um pouco mais do hebraico como fonte de pesquisa…

  3. Amei examina esse artigo. Amo o livro de proverbios, estou ciênte em afirma, que se essa geração incredula & mistica, examinacem Proverbios, o mundo seria melhor


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: