Publicado por: mvmportugues | abril 23, 2012

O QUE É FÉ ? – Hebreus 11:1

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. – Hebreus 11:1

A fé é uma resposta de confiança e crença no que é confiável, verdadeiro, certo e real. Quando a Bíblia fala sobre a fé, sempre significa a fé em Deus.

A fé e a esperança estão intimamente ligadas. A esperança não é um desejo, baseia-se na certeza de que Deus fará exatamente o que Ele disse que faria e Ele cumprirá todas as promessas que Ele fez. Portanto, a Palavra de Deus é o objeto da esperança de um crente.

Esperança humana é imperfeita porque temos limitações e muitas vezes não conseguimos fazer o que dizemos que vamos fazer. Esperança sobrenatural, que o autor aos Hebreus escreve, é uma “esperança além da esperança humana” porque aponta para Deus que é totalmente confiável e fiel à Sua palavra e que é todo-poderoso para cumprir tudo que Ele prometeu. A esperança nos permite a perseverar quando nossa fé é posta à prova. Vamos experimentar provações, derrotas, dificuldades e fracassos na vida. Más Deus triunfará por tudo isso e realizará Seu propósito para nós. É por isso que Deus nos dá o dom da esperança que “o Espírito Santo derrama em nosso coração” para fortalecer a nossa fé, e resistência para perseverar até o fim sem vacilar (Romanos 5:3-5).

Aqueles que vêm à Deus devem crer que Ele é Todo-Poderoso. Para acreditar em Deus, então, significa:

• Não mera aceitação da verdade, é a fé agindo por causa da verdade, isto é, conscientemente se esforzando para pôr em prática a verdade em todos os aspectos da nossa vida.

• Mais do que mero assentimento intelectual.

• Mais que um ato externo de adoração.

• Agir, e tomar o destino eterno de nossa alma e colocá-lo nas mãos de Cristo: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31).

• Agir para ser imitadores de Deus, e viver como Cristo, que nos amou e Se entregou por nós. Isso não pode ser feito através de um esforço meramente humano, mas deve ser feito por fé e contínua dependência no poder espiritual que Deus fornece para a alma que crê.

• Uma vida vivida pela fé, uma vida vivida pela ação humana sustentada por Deus, uma parceria em que o crente é o parceiro de trabalho e Deus supre todas as coisas.

• A convicção dada pelo Espirito Santo de que dependemos de Deus para nos capacitar à fazer todas as coisas necessárias para agradá-Lo.

• Para rejeitar os argumentos e tentações do pecado, para afastar de todas a coisas que se exaltam contra o conhecimento de Deus.

• Significa tomar as medidas necessárias para trazer todo pensamento para se conformar à obediência a Cristo.

• Para ativamente cooperar com o Espírito Santo, que está agindo em Sua parte para conformar cada crente para ser como Cristo.

• Para ser cauteloso que a nossa própria fé, pensamentos e ações não são como as do mundo.

• Para procurar e saber o poder da fé que conforma a nossa vida e ser como Cristo nesta vida, mesmo em face de oposição, rejeição, sofrimento, tribulação, provação, perseguição e morte.

• Ter fé e crer que Ele tem uma recompensa à espera para a pessoa que persevera em sua fé.

A recompensa da fé está em vista com os exemplos de Noé, Abraão, Moisés e muitos outros. Portanto, a fé é de vital importância na vida do cristão. É pela fé que somos salvos, somos justificados, limpos, e estamos ansiosos para o retorno de Jesus. Fé é o lugar onde podemos agradar a Deus, admitir nossa dependência Dele, e buscar continuamente a confiar Nele e em Sua graça.

Precisamos pedir a diária para o Espírito Santo fortalecer nossa fé e esperança na certeza da revelação de Deus.

“Senhor Jesus, sua palavra é totalmente verdadeira e confiável. Dê-nos compreensão para que possamos crescer na certeza da esperança que Você depositou em nosso coração e servi-Lo fielmente todos os dias da nossa vida.”


Responses

  1. que lindo Deus é maravilhoso

    • Obrigada Benedita, tudo é para a honra e gloria do nosso Senhor. Bênçãos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: