Publicado por: mvmportugues | abril 16, 2012

SER DISCÍPULO DE JESUS CRISTO – Lucas 14:27

Jesus salientou que: “Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:27) 

Um discípulo é alguém que está sob a disciplina de seu professor. Como cristãos, estamos sob a autoridade de nosso Mestre, o Senhor e Salvador Jesus Cristo.  

Um discípulo é uma pessoa que anda com Cristo e o Espírito Santo habita no coração do crente e os equipa para superar as pressões e provações da vida presente e tornar-se mais e mais como Cristo. Através deste processo de crescimento o cristão irá examinar seus pensamentos, palavras e ações, pela direção do Espírito e vai estudar as Escrituras desejando seguir os passos do Mestre, obedecendo os Seus mandamentos e sendo Seu discípulo. 

QUALIDADES DE UM DISCÍPULO: 

  • O amor de um discípulo de Deus deve ser a maior e única paixão que consome a vida de um cristão. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.” (Mateus 10:37) 
  • Um discípulo deve colocar Jesus antes de si mesmo. “Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23) 
  • Um discípulo deve colocar Jesus antes de todas as coisas. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo (Lucas 14:33). A nossa relação com Jesus não é uma proposição de dar e receber em que sacrificamos algumas coisas e não outras. É tudo. Nosso amor por Jesus tem que ser tão real, tão perfeito e tão forte, que todo o resto desaparece em comparação. Devemos estar preparados para entregar tudo. Paulo disse: na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo.” (Filipenses 3:8) 
  • Um discípulo deve ser obediente. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”  (João 14:21) 
  • Um discípulo deve compartilhar a paixão do Senhor para o mundo. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19) 
  • Um discípulo ama a Palavra de Deus. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:4). Como discípulos devemos ler e ser nutridos, sustentados e equipados pela palavra de Deus. 
  • Um discípulo permanece na Palavra de DeusDizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:31-32). Permanecer na palavra de Deus é manter-se firme nos ensinamentos de Sua palavra. Discipulado não é simplesmente uma decisão de crença em algum ponto da nossa vida, mas um processo contínuo de seguir, de obediência à Sua palavra. O resultado de permanecer na palavra de Cristo é a liberdade, a liberdade espiritual da escravidão do pecado. 
  • Um discípulo tem desejo de orar. Nada nos atrai mais a Deus do que deparar com Ele através da oração. “Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:17-18). A oração é dom de Deus para nós. É o lugar onde Ele se revela a nós … se você procurá-Lo com todo seu coração e alma, você vai encontrá-Lo (Deuteronômio 4:29). Que promessa incrível é esta! 
  • Um discípulo dá fruto. “Eu sou a videira, vós sois os ramos. Quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer” (João 15:5). Dar fruto é a prova do discipulado.  
  • Um discípulo é capacitado pelo Espírito Santo. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra (Atos 1:8). Discípulos aprendem a viver suas vidas submetidas a liderança do Espírito Santo. 

Nós não estamos nesta terra para agradar a nós mesmos; fomos criados e estamos aqui para honrar e adorar o nosso Senhor. Devemos negar-nos a nós mesmos para ser considerado Seu discípulo e temos que fazer a Sua vontade a prioridade mais importante em nossa vida. 

Marcos 10:17-23 nos fala sobre a história do jovem rico: “Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” 

Como se vê nesta narrativa, Jesus o amava, mas ele não correr atrás dele e tentou persuadi-lo. Você já se perguntou por quê? Porque as condições do discipulado não são negociáveis!  Você está pronto para segui-Lo e ser Seu discípulo? Se estiver, siga este link: INFORMAÇÃO SOBRE A SALVAÇÃO


Responses

  1. Precisamos destas estruções em cada dia das nossas vidas pra servirmos como deve ser, Jesus disse que Deus esta a busca dos verdadeiros adoradores e não adoradores prefissionais, mas que tenham uma de comunhão com o que adoram, vida ligada a Deus com reconhecimento de que, não lho servimos por Ele ter as bençãos que nós precisamos mas como um pai que sem ou com algo pra nos dar ou oferecer O amamos sem margens de dúvidas e O adoramos espirito em verdade.

  2. eu amo jesus e minha vida


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: