Publicado por: mvmportugues | janeiro 30, 2012

SE EU TIVESSE GUARDADO INIQÜIDADE NO MEU CORAÇÃO, O SENHOR NÃO ME TERIA OUVIDO – Salmo 66:18

“Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido.” -Salmos 66:18

Por que Deus não responde às orações? Pode haver um número de razões por que Ele não responde a nossa oração, o pecado sendo o maior motivo por que nossas orações não são respondidas. Pode Deus responder à uma oração quando não confessamos o pecado?  Ele vai responder a uma oração se houver pensamentos pecaminosos em nossa mente?

A primeira condição de Deus é que nosso coração deve ser puro. Em Isaías 1:15 Deus diz: “Vou esconder os meus olhos …Eu não vou ouvir.” O pecado em nosso coração irá fechar os ouvidos de Deus e cortar toda a comunicação com Ele. É inútil para nós orarmos quando estamos carregando um pecado em nossa consciência que ainda não reconhecemos ou confessamos. Isaías 59:1-2 diz: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”

Para nos ajudar a entender melhor aqui estão alguns exemplos de obstáculos à oração:

O pecado inconfesso e não arrependido – Na carta aos Romanos, Paulo nos diz que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Sim, todos nós pecamos, mas temos pecado inconfesso e não arrependido em nossa vida? Se assim for, precisamos confessar nossos pecados, e arrepender-nos dele como somos ordenados em Atos 17:30 por Deus que “manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam”, e se não o fizermos, as nossas orações não serão ouvidas. (Salmo 66:18)

O egoísmo“E quando pedem, não recebem nada, porque pedem por motivos errados, para esbanjarem com seus próprios prazeres” (Tiago 4:3). Precisamos examinar a nós mesmos e ter certeza que nossas orações não são motivadas por desejos egoístas. Se descobrimos que o egoísmo é um fator então precisamos o confessar e nos arrepender.

A dúvida“Mas peça com fé, sem duvidar de nada, pois aquele que duvida é como a onda do mar, agitada e levada de um lado para outro pelo vento” (Tiago 1:6). Nós todos duvidamos e quando o fazemos, devemos lembrar o homem que disse a Jesus: “Senhor eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé!” (Marcos 9:24). Lembre-se que Deus deu uma medida de fé a cada homem (Romanos 12:3), portanto, precisamos confiar em Deus. Tiago 4:8 nos diz para: “Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de você.” Deus é misericordioso e Ele vai nos ajudar se nós confiamos Nele. “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não se apóie em seu próprio entendimento; em todos os teus caminhos reconhecê-Lo, e Ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6)  

O orgulho – Jesus falou do fariseu e do coletor de impostos que ambos estavam orando. O fariseu vangloriou-se sobre si mesmo, enquanto o coletor de impostos pediu misericórdia de Deus. Jesus disse em Lucas 18:14 sobre o coletor de impostos: “este homem, e não o outro, foi para casa em paz com Deus.” Jesus nos mostra que o orgulho é pecado e que impede a oração. “Deus se opõe aos orgulhosos, mas revela a sua graça aos humildes” (Tiago 4:6). Se você é orgulhoso, confesse isto como pecado, arrependa-se, e aprenda de Jesus como ser humilde até a morte.

A má relação – Se houver problemas com sua família, um amigo ou conhecido por causa do egoísmo, do orgulho, de discussões, da raiva, da falta de perdão, ou qualquer um outro número de obstáculos que causam discórdia, suas orações serão prejudicadas. Em Mateus 5:23-24 Jesus disse: “Portanto, se você for até o altar para dar a sua oferta e se lembrar ali de que alguém tem alguma coisa contra você, deixe a sua oferta lá mesmo, diante do altar. Primeiro vá e faça as pazes com aquela pessoa; depois volte e dê a sua oferta.”  

Quando o crente vive em rebelião contra Deus, o pecado bloqueia sua capacidade de comunicar com o nosso Pai celestial (Salmo 66:18) e os coloca em uma posição a ser disciplinados pelo Senhor (1 Coríntios 11:32), para que não seremos condenados junto com o mundo. Não devemos entristecer “o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30), porque, “o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16) .

A Bíblia nos ensina como crentes que: “vocês não devem mentir mais. Falem sempre a verdade uns aos outros, porque todos fazemos parte uns dos outros, no mesmo corpo. Quando ficarem irados, não deixem que essa ira os leve a pecar, e não fiquem irados até o fim do dia. Não dêem chance ao diabo.” (Efésios 4:25-27)

Portanto devemos ter em mente que Deus não vai responder as orações dos fiéis se eles estão vivendo no pecado não arrependido ou não estão perdoando aos outros. Jesus ensina seus discípulos em Mateus 6:12, “que Deus nos perdoe as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores”. E continua nos versículos 14-15 “porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” Portanto, um crente que está vivendo em pecado ou não perdoa aos outros tem as suas orações bloqueadas porque que estão fora de comunhão com o Pai.

Então como podemos remediar esta situação? 1 João 1:9 deixa claro: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”  Precisamos nos arrepender, confessar os nossos pecados e nos reconciliar com Deus e com aqueles que nós ofendemos.


Responses

  1. Meu Deus como sou falho e preciso de ti…descobri várias razoes para minhas orações parecerem não estar subindo…como tenho feito errado óh meu Deus…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: