Publicado por: mvmportugues | janeiro 16, 2012

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE MODÉSTIA? – 1 Timóteo 2:9-10

“Quero que as mulheres se vistam de maneira decente, com simplicidade e bom senso. Elas não deveriam se enfeitar com penteados exagerados, com ouro, com pérolas, nem com vestidos caros. Porém, deveriam se enfeitar com boas ações, como é próprio às mulheres que são reverentes a Deus.” (1 Timóteo 2:9)

Como cristãos, nosso comportamento define o tom de como os outros nos vêem e dão valor a nossa fé. Sendo modesto em nossa aparência é tão grande testemunha para aqueles que nos rodeiam como as nossas acções e as nossas palavras. Um problema que muitos não-cristãos têm com os crentes é que eles os vêem como hipócritas, especialmente se estão pregando a pureza e modéstia para os outros, enquanto vestindo roupas reveladoras e inadequadas. Por ser modestos permitimos que as pessoas testemunhem a nossa fé interna e não se enfoquem na nossa aparência externa. Isto é aplicável tanto para os homens como para as mulheres.

O discernimento é sempre necessário quando compramos roupas. Uma maneira de discernir se um traje é o certo é quando nos perguntarmos por que o estamos comprando. É algo que gostamos ou é para chamar a atenção para nós mesmos? A pessoa está comprando a roupa para atrair o sexo oposto? Que tipo de atenção estão procurando?

As pessoas precisam lembrar que não estão atuando de uma maneira cristã seduzindo outros através do modo como se vestem. Há uma abundância de roupas disponíveis para os cristãos de todas as idades que são tanto modestas como também elegantes. Não é pecado gostar de roupa bonita, mas é um pecado quando o desejo da moda se torna mais importante do que a nossa fé.

O principal desejo da mulher cristã não é colocar seu corpo em exposição, mas para refletir seus valores cristãos. Sua aparência e vestido não deveria dizer: “Olhe para mim, me admirem”, mas sim, “Cristo vive em mim e me mudou de dentro para fora. Se essa mudança ocorreu, então não há necessidade de chamar a atenção imprópria à aparência externa. 1 Pedro 3:3-4 nos diz que: “Não são as coisas exteriores como penteados exagerados, braceletes de ouro ou roupas finas que devem ser usadas por vocês para que se tornem bonitas. Pelo contrário, a beleza de vocês deve vir de dentro e deve consistir de um espírito manso e tranqüilo. Esta beleza nunca se perde e tem grande valor diante de Deus.”

Pessoas se enfocam na aparência exterior; porem, para Deus o que está no interior é o que mais importa para Ele. O foco de Deus está no desenvolvimento da nossa beleza interior, de modo que Ele possa ser refletido em tudo o que pensamos, dizemos e fazemos para Sua honra e glória. 1 Samuel 16:7 diz: “O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” Se Deus olha no coração, o que é que Ele vê quando Ele olha para nós? O Senhor vê alguém que O está buscando ou vê alguém que procura o mundo?

Praticamente todos nós somos influenciados pelas aparências, mas precisamos manter a aparência em perspectiva. É importante que continuamos sendo conscientes de porque nos vestimos da nossa maneira.

Precisamos nos perguntar se nosso foco em nossa aparência leva nós e outros a tirar nossos olhos do Senhor. Se a resposta for “sim”, então precisamos dar uma olhada em nossas prioridades. Colossenses 3:17 diz: “E o que você faz, seja em palavra ou ação, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio Dele.”

Não podemos buscar a Deus e também buscar o mundo, devemos escolher um ou o outro. A Bíblia nos diz em Mateus 12:30 – “Aquele que não está a meu favor, está contra mim…” E também em Apocalipse 3:16 que fala sobre a mensagem à igreja em Laodicéia: “Assim, porque vocês são mornos e não são nem quentes nem frios, estou a ponto de vomitá-los da minha boca.”

Aqui estão algumas perguntas nas quais podemos refletir: Estamos tentando aparentar algo que nós não somos? Gastamos mais tempo nos preocupando como as pessoas que nos vêem exteriormente, ou como estamos nos representando internamente diante de Deus? Nos vestimos de maneira diferente dependendo de onde estamos indo? Será que às vezes nos vestimos ou agimos de uma certa maneira, a fim de fazer parte daqueles que nos rodeiam? Ou é para obter a sua atenção?

Precisamos realizar de que como nos vestimos e agimos não somente nos afeta, mas também afeta aqueles que estão ao nosso redor. As mulheres de qualquer idade precisam pensar em como elas se vestem e da maneira que elas interagem com aqueles que as rodeiam, especialmente com os homens. Há algo em seu comportamento ou maneira de vestir que pode ser um obstáculo para eles? Que mensagem estão enviando para o mundo, seus amigos, sua Igreja e especialmente a seus filhos?

Os homens são estimulados pela visão. É por isso que Jesus disse aos homens do Seu tempo, “Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (Mateus 5:28)

Em uma cultura que promove a imoralidade e promiscuidade, é nossa obrigação como cristãs de mostrar ao mundo como ser de fato respeitadas e isto vem por respeitando a nós mesmas pela nossa maneira de vestir e agir.

Como cristãos a atitude do nosso coração deve ser o de buscar a Deus, porque: “Vocês não sabem que os seus corpos são templos do Espírito Santo, o qual está em vocês e foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos! Vocês foram comprados por um preço, portanto dêem glória a Deus com seus corpos.” – 1 Coríntios 6:19-20

Aqui estão alguns versos para refletir:

Jesus ensina sobre o perigo do pecado: “Se alguém fizer com que um destes pequeninos que tem fé em mim peque, será melhor para essa pessoa que ela seja jogada no mar com uma enorme pedra amarrada no pescoço. Ai do mundo por causa daquelas coisas que fazem com que as pessoas pequem! Essas coisas têm que acontecer, mas ai dos que são responsáveis por elas!” – Mateus 18:6-7

Submeta-se a Deus, resista o Diabo: “Peço também aos mais jovens que sejam submissos aos presbíteros e que todos tratem uns aos outros com humildade pois, como dizem as Escrituras: “Deus se opõe aos que são orgulhosos, mas concede a sua graça aos que são humildes.” Portanto, humilhem-se sob a poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no momento certo.” – 1 Pedro 5:5-6

“Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da discrição.” – Provérbios 11:22

“Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” – Provérbios 31:30

“Há um caminho que ao homem (ou mulher) parece direito, mas o fim dele conduz à morte.” – Provérbios 14:12 & 15:25

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: