Publicado por: mvmportugues | janeiro 1, 2012

CONFIANDO NO SENHOR – Provérbios 3:5-6

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Em todos os teus caminhos reconhecê-Lo, e Ele endireitará as tuas veredas.” – Provérbios 3:5-6

Confiar no Senhor de todo o nosso coração é a chave para nosso relacionamento com Deus, e sabemos que isso só pode ser realizado por meio da fé em Seu Filho. Confiar é depender de Deus, confiar na justiça de Seus caminhos e buscar ser guiado por eles em todas as circunstâncias em nossas vidas.

No livro de Provérbios, lemos sobre a recompensa de confiar no Senhor, em oposição à ineficácia de descansar em nossa própria sabedoria e buscar nosso próprio caminho. Desde o início, Deus nos criou a ter uma dependência Nele. Todas as decisões de cada dia necessitão do conselho de Deus, que nos instrui e orienta se O deixamos, e Deus promete comunicar em troca. A queda no Jardim do Éden foi precipitada quando Adão e Eva procuram viver independentemente de Deus, e essa independência humana continua no coração da rebelião pecaminosa até hoje.

Auto-suficiência e auto-dependência tem sido a ruína da humanidade desde a queda. O grande pecado da raça humana é o seu esforço contínuo para viver independentemente de Deus enquanto as pessoas ignoram o Senhor nas coisas que fazem.

Confiança completa em Deus é a única posição correcta para os cristãos tomarem. Deus é todo-poderoso e sabe tudo, e prevê os problemas que vêm ao homem. Para qualquer um confiar em seu próprio entendimento é imprudência total.

Se formos fiéis a ler a Palavra de Deus, estudá-la, meditá-la e obedecê-la, Deus nos guiará. O Espírito Santo nos ensina (João 14:26; 16:13-14) e nos dirige quando nós oramos e buscamos a vontade do Senhor. É nossa responsabilidade colocar-nos nas mãos do Senhor, através da entrega, através do estudo de Sua Palavra, através da comunhão com Ele em oração e através da nossa união com outros que são do mesmo espírito em Cristo Jesus.

Confiando em Deus, dependendo e descansando Nele é o que o nosso foco precisa ser. Quando temos uma decisão que precisamos fazer, a gente sempre precisa ir diante do Senhor, porque Ele sabe o que é melhor para nós. Precisamos nos lembrar de não nos estribar em nosso próprio entendimento. Devemos confiar no Senhor completamente em cada decisão que tomamos. Não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos. Devemos sempre estar dispostos a ouvir e ser corregidos pela Palavra de Deus e por conselhos sábios. Precisamos trazer as nossas decisões a Deus em oração, usando a Bíblia como nosso guia, e seguir a direção de Deus e “Ele endireitará as tuas vereda,”, guiando e protegendo-nos.

Abraão e seu sobrinho Ló eram ricos e tinham grandes rebanhos de ovelhas e gado. No entanto, porque a terra não foi capaz de suportar os dois, e seus pastores estavam brigando uns com os outros, eles decidiram seguir caminhos separados. Mesmo que Abraão era mais velho e tinha o direito de fazer a primeira escolha, ele permitiu que Ló escolhesse em que parte do país ele iria se estabelecer. Ló poderia ter feito uma série de coisas em resposta a oferta generosa de Abraão. Ele poderia ter dado a primeira escolha a Abraão por respeito. Ele poderia ter pedido conselho de Abraão e o mais importante, Ele poderia ter tomado tempo para consultar com Deus. Em vez disso, ele impulsivamente escolheu as planícies férteis do rio Jordão para si (Génesis 13:11) e selou seu destino. Por ter lançando suas tendas perto de Sodoma, Ló entrou em mais problemas do que ele estava preparado para lidar. Ele finalmente caiu em cativeiro do rei de Elão, e Abraão teve que ir e resgatá-lo.

Como Ló e muitos outros na Bíblia, nós também tentamos escolher a nossa direção na vida por conta própria.  Aqueles que não aprenderam a confiar no Senhor, tem a mesma tendência de ir para a solução rápida, a primeira coisa que parece boa, sem dar tempo para considerar nossos motivos, nossa história, e as potenciais consequências. 

A decisão de Ló  o levou a muitas batalhas e situações que lhe trouxeram muitas tristezas desnecessárias. Permitindo que Deus o tivera dirigido teria sido uma escolha mais sábia. Nossa queda vem quando deixamos de obter a força e a sabedoria de Deus e de consultar o Senhor ao fazer escolhas. Ele está lá para nós, para nos dirigir e orientar se nós O deixamos.

À medida que começamos um novo ano lembremo-nos a confiar no Senhor em vez de em nós mesmo e reconhecer Sua supremacia em tudo que fazemos, assim podemos ter certeza de que Ele endireitará as nossas veredas.


Responses

  1. lindissimo!

  2. Poxa muito bom esse estudo, aprendi muito. Parabéns

    • Obrigada Rafael, tudo é para a honra e gloria do nosso Senhor. Bênçãos

  3. Farei com que tuas palavras jamais saiam de meu coração enquanto eu viver. Amém meu pai

  4. Que estudo maravilhoso,me edifiquei muito que Deus continue vos abençoãndo em cristo Jesus.

    • Obrigada Rejane, que bom que a mensagem de Deus te edificou, nosso Senhor é sempre tão fiel. Bênçãos para você.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: