Publicado por: mvmportugues | outubro 24, 2011

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo – 2 Coríntios 13:13

A única base da nossa crença como um cristão é a Bíblia, que é exclusivamente inspirada por Deus, sem erros, e a autoridade final sobre todos os assuntos. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16). Como a Bíblia ensina, há um só Deus, eternamente existente em três pessoas – Pai, Filho, e Espírito Santo – cada um possuindo todos os atributos da Divindade.

Deus criou os seres humanos para ter comunhão com Ele, mas eles desafiaram a Deus e pecando fizeram as coisas de sua própria maneira. O resultado sendo, que nós precisamos da graça salvadora de Deus para acabar com a nossa separação Dele. A salvação vem somente através da graça salvadora de Deus – não pelo esforço humano – e deve ser recebida pessoalmente pelo arrependimento e fé.

Jesus Cristo, Segunda Pessoa da Trindade, viveu uma vida sem pecado na terra e voluntariamente pagou pelos nossos pecados, morrendo na cruz como nosso substituto. Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Ele ressuscitou dos mortos e é o mediador entre nós e Deus, (1 Timóteo 2:5). Ele voltará à terra para consumar a história.

O Espírito Santo atrai os pecadores a Cristo e equipa os crentes para o crescimento pessoal para glorificar a Deus e servir os necessitados. No final, todos irão experimentar a ressurreição corporal e o julgamento. Aqueles perdoados por meio de Cristo vão ter eterna comunhão com Deus, e aqueles que não O aceitaram como Senhor e Salvador para a condenação eterna.

Vemos um belo exemplo da Trindade, em Mateus 3:16-17: “Quando Ele havia sido batizado, Jesus saiu logo da água, e eis que os céus se abriram para Ele, e viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e pousando sobre Ele. E de repente uma voz veio do céu (O Pai), dizendo: “Este é o Meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Há muitas outras passagens que fazem referencia a um Deus triuno e aqui estão algumas delas: 

  • Gênesis 1:26: “Então Deus disse:” Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.”
  • Gênesis 3:22: “Então o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal.”
  • Genesis11:7: “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entendam um a língua do outro.”
  • Isaías 48:16: “E agora o Senhor Deus me enviou juntamente com o Seu Espírito.”
  • Mateus 28:19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
  • João 1:1-4, 14, 18: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade … Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.”

Neste último versículo vemos atributos divinos, tais como a eternidade (“No princípio era o Verbo”), igualdade (“e o Verbo era Deus”), onipotência (“Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele”), a capacidade de possuir e dar a vida (“Nele estava a vida”). Aprendemos também que o Verbo eterno fez-se carne humana e habitou entre nós.

As Escrituras nos dizem que o Espírito é eterno “que pelo Espírito eterno se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus (Hebreus 9:14). O Espírito também possui o atributo da onipresença Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua presença?” (Salmo 139:7). Nós também aprendemos que o Espírito é onisciente “Para que o Espírito sonda todas as coisas, sim, as coisas profundas de Deus” (1 Coríntios 2:10-11), onipotente “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo cobrirá com Sua sombra” (Lucas 1:35-37) e santo “e declarou ser o Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos” (Romanos 1:4).

Embora cada pessoa da Trindade é total e completamente Deus, não são idênticos. As distinções na Divindade se relacionam com a função, não a essência. Em outras palavras, existe uma hierarquia de função dentro da Divindade. Na criação, vemos que Deus criou os céus e a terra, Deus o Filho é o agente da criação (João 1:1-3) e que Deus o Espírito Santo supervisiona a criação “a terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a superfície das águas” (Gênesis 1:2).

Vemos o próprio Senhor Jesus orando na Trindade. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre a saber, o Espírito da verdade,… E Meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos Nele morada.” (João 14:16-17, 23).

Que privilégio inestimável é a nossa responsabilidade como crentes de saber e compartir com outros, que o nosso trino Deus da redenção da criação, e orientação está sempre conosco e que Ele voltará para nós em breve, porque Ele nos disse. “Na casa de Meu Pai muitas moradas, se assim não fosse, eu teria dito para vocês, pois vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde eu estiver vocês estejam também.” (João 14:2-3)

Que “a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês” – 2 Coríntios 13:13. Amen!


Responses

  1. Gostei muito da postagem.Que o Senhor continue vos abencoando.

    • Obrigado Mirin. Toda a gloria e honra são para o nosso Senhor pois as palavras são Dele. Bênçãos para você e sua familia.

      David e Helena
      Mission Venture Ministries em Português
      A qualquer hora, para qualquer coisa, em qualquer lugar
      para Jesus porque Ele é tão digno

  2. Meu cara amigo, achei muito esclarecedora sua explicação. Conheci uma religião que afirma que Deus é apenas uma pessoa, e que Pai, Filho e Espírito Santo são títulos, e não três pessoas distintas. Afirmam que Deus enviou a si mesmo para terra, e não o seu filho. Se você puder alongar mais esse assunto, e tiver mais argumentos bíblicos que afirmem a trindade, porfavor, me envie por e-mail: androgenosilva@gmail.com . A graça do Senhor Jesus esteja convosco.

  3. Meus amigos não existe 2corithios13:14.

    • Obrigada Leandro, já atualizei. Bênçãos para você.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: