Publicado por: mvmportugues | outubro 17, 2011

1 João 4:1-3, EXAMINEM OS ESPÍRITOS

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.” (1 João 4:1-3)

Como podemos examinar os espíritos para distinguir entre o espírito da verdade e o espírito do erro? Como podemos discernir entre as doutrinas de Deus e as doutrinas de demônios? Paulo ensina a Timóteo que: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada” ( 1 Timóteo 4:1-2).

É um mandamento de Deus que não devemos crer em todo espírito, mas que nós devemos provar se os espíritos são de Deus.

Todo cristão, e especialmente cada pastor, tem a responsabilidade de testar os espíritos de todo modismo religioso ou mudança que tenta invadir a igreja. Esta não é uma opção, é um mandamento. Precisamos ser como os bereanos que “eram de caráter mais nobre do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande avidez, e examinavam as Escrituras todos os dias para ver se o que Paulo dizia era verdade.” (Atos 17:11)

O Apóstolo Paulo escreveu com freqüência das igrejas sendo infiltradas por alguns professores que tinham seguido depois dele, imitando sua pregação e seu evangelho em muitos aspectos, mas acrescentando a estas os seus próprios ensinamentos. O resultado foi muitas vezes confusão nas igrejas, e pior ainda, o afastamento da fé. O apóstolo não hesitou em expor essas coisas como as obras do diabo, o pai da mentira.

Ele nos adverte de falsos mestres com estas palavras: “Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.” – 2 Coríntios 11:13-15.

Aqui estão algumas perguntas chaves com base na palavra de Deus, que devemos perguntar para determinar se uma pessoa é um legítimo cristão. Elas são seguidas por apenas algumas passagens nas Escrituras que atestam a veracidade da resposta a cada pergunta.

VOCÊ ACREDITA: 

  • Que Jesus Cristo é o ÚNICO caminho para o Céu? (João 14:6)
  • No nascimento virginal de Jesus Cristo? (Isaías 7:14)
  • Que Jesus é Deus Todo-Poderoso? (Isaías 9:6; João 1:1-3, 14; 10:33, 1 Timóteo 3:16; Colossenses 2:09, Apocalipse 1:8)
  • Que Jesus é o Filho de Deus? (João 3:16)
  • Que Jesus morreu na cruz? (João 19:23; Hebreus 12:2)
  • Que Jesus foi sepultado e ressuscitou fisicamente depois de três dias? (1 Coríntios 15:1-4)
  • Que Jesus ascendeu corporalmente ao céu depois de Sua ressurreição? (Atos 1:9)
  • Que é o sangue de Jesus que tira nossos pecados? (Colossenses 1:14; 1 João 1:7; Apocalipse 7:14)
  • Na Divindade (Trindade): Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo? (Gênesis 1:26, 3:22; 1 Coríntios 8:8; Filipenses 2:11; Mateus 28:19-20)
  • Que Jesus é um membro da Trindade, igual em todas as capacidades? (Colossenses 2:9)
  • Que Jesus é perfeito, e que nunca pecou nem uma vez? (2 Coríntios 5:21; Hebreus 4:15)
  • Que Jesus existiu na forma preexistente, antes de vir para a terra? (João 8:58; Apocalipse 1:8)
  • Na morte substitutiva de Jesus Cristo na cruz, que morreu em nosso lugar? (I saiah 53:5; 1 Pedro 2:24)
  • Que o inferno é um lugar literal que arde com fogo, para punir todos os que rejeitam Cristo? (Mateus 5:29-30; Mateus 10:28; 2 Tessalonicenses 1:8; Apocalipse 20:11-15)
  • Em um céu literal, para aonde os salvos vão? (1 Reis 8:30; João 14:1-2; 2 Coríntios 5:8; Filipenses 3:20-21)
  • Que Jesus Cristo é o Criador do universo? (João 1:1-3; Colossenses 1:16)
  • Que Jesus Cristo sempre existiu? (Apocalipse 1:8; João 1:1; Hebreus 7:3)
  • Que o trabalho de expiação de Cristo está completamente terminado? (Hebreus 9:26)

A resposta a cada pergunta acima tem de ser um confiante “SIM!”

Infelizmente, a maioria da população do mundo não passa os testes acima. Há MUITO engano hoje em dia, muitos falsos mestres ou seja anticristos e muitos mentirosos. A única verdadeira maneira de saber se eles são de Deus ou não é de escrutinar os seus ensinamentos com a Luz da Palavra de Deus.

Lembre-se: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” e ele sega as conseqüências do que ele acredita.


Responses

  1. louvo a Deus por sua vida , que Deus possa te abençoar com toda sorte espiritual,hoje conheci o seu site obrigado por falar e ensinar a verdade ,estou aprendendo muito fique na paz de cristo

    • Obrigado Antonio, que bom que a mensagem de Deus te edificou, nosso Senhor é sempre tão fiel. Bênçãos para você.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: