Publicado por: mvmportugues | junho 13, 2011

Compreender o significado da humildade na Bíblia – 1 Pedro 5:5

Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”  – 1 Pedro 5:5.

Deus diz que quando você é humilde, você está livre do orgulho e da arrogância. Você sabe que na sua carne você é inadequado, mas você também sabe quem você é em Cristo.

Você é capaz de ser um pacificador, sem necessidade de lutar por seus direitos. Você é capaz de caminhar humildemente no poder do Espírito Santo de Deus, não no seu próprio poder pessoal.

Humildade piedosa é estar confortável com quem você é no Senhor e, portanto, colocar os outros em primeiro lugar. O significado da humildade na Bíblia é um de amar os outros, não sendo débil. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vós mesmos” – Filipenses 2:3.

Jesus nos deu um bom exemplo de humildade em acção. Embora Ele era humilde, Ele também era forte. Que sou manso e humilde de coração” – Mateus 11:29.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!  – Filipenses 2:5-8

Você pode neutralizar argumentos quando você é humilde e não tem que ganhar todas as discussões. A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” – Provérbios15:1.

Você pode lidar com o tratamento injusto pacificamente quando você é humilde e você pode responder a um tratamento injusto, sem ser superado pela amargura.  Humildade piedosa significa que você não sente a necessidade de vingança ou revanche. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo– Efésios 4:31-32.

Quando você é humilde, você pode responder e aprender com as críticas sem ficar na defensiva, se é merecido ou não. Da mesma forma, você pode estar ciente de suas falhas, sem estar emocionalmente arrasado.

Você pode pedir perdão quando você é humilde. Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar. Primeiro, vá e se reconcilie com seu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta” – Mateus 5:23-24.

Você pode falar com cortesia e amor, independentemente da situação, mesmo se você tem que ser firme ou tomar ações fortes. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” – Efésios 4:29.

Quando nos nos humilhamos, sentimos fortes no Senhor. Não precisamos ficar na defensiva, porque quando como creentes escutamos o nosso Pai, Ele nos deixa saber que devemos examinar os nossos motivos e atitudes.

Também devemos analisar o modo como agimos e quando o fazemos, precisamos manter um espírito de humildade: Jesus era manso de espírito, mas ele expulsou os cambistas do templo (Mateus 21:12 e Marcos 11:15-16).

Quando entendemos e colocamos em prática o que a Bíblia diz sobre Deus e a humildade podemos viver em paz e humildemente diante de Deus e nossos semelhantes.

 


Responses

  1. muito bom gostei parabéns

    • Obrigado Marcony pelo seu comentário. Toda a honra e gloria são para o Senhor. Bênçãos.

  2. obrigado ,me ajudou !!!!

    • Que bom Valentim. Toda a gloria e honra são para o nosso Senhor pois as palavras são Dele. Bênçãos para você.

  3. Tem pessoas que não sabe o que e ser humilde,mas graças a Deus que tem pessoas que tem o conhecimento,e nos ajuda amem.

  4. *Primeiro tenho a agradecer pelos ensinamentos que aqui foram nos disponibilisados, estou muito satisfeito, pois me ajudou bastante a entendir a respeito da humildade piedosa, visto que no mundo actual em que nos encontramos é muito raro encontrar pessoas humildes de coração, não que nao existam, mas estão em número reduzido…pois em muitas das vez nos deixamos simplismente levar pela ira, ódio, entre outras muitas coisas negativas, mas pelo contrario devemos cultivar o amor e humildade!
    https://mvmportuguese.wordpress.com/2011/06/13/compreender-o-significado-da-humildade-na-biblia-%E2%80%93-1-pedro-55/

    • Obrigado Agostinho, que bom que a mensagem de Deus te edificou, nosso Senhor é sempre tão fiel. Bênçãos para você.

  5. Isso me serviu muito, as vezes temos que parar , pensar e refletir. Obrigado

    • Ne nada Riberto, que bom que a mensagem de Deus te edificou, nosso Senhor é sempre tão fiel. Bênçãos para você.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: