Publicado por: mvmportugues | maio 17, 2011

CONCENTRE-SE EM MODIFICAÇÕES QUE VOCÊ DEVE FAZER – Mateus 7:3-5

A maioria das pessoas, quando têm um problema com alguém, se concentram no que essa pessoa fez que não está de acordo com o nosso pensamento. Nós pensamos que o problema vai melhorar se a outra pessoa mudasse. No entanto, temos que concentrar sobre o que Jesus disse: “Por que você olha o cisco no olho do teu irmão e não prestam atenção à trave que está no seu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do seu olho’, quando o tempo todo há uma viga no seu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão” – Mateus 7:3-5.

Jesus disse que devemos primeiro concentrar em nossa própria fraqueza e as mudanças que precisamos fazer. Isso não quer dizer que aqueles que nos rodeiam não têm falhas, vícios e pecados em sua vida. Todos nós temos, mas, apesar disso, Deus quer que nos concentremos em primeiro lugar no que devemos fazer e como podemos e devemos mudar. A Bíblia diz que devemos superar a raiva e não usar isso como desculpa para o pecado. Paulo escreveu: “Quando vocês ficarem irados, não pequem.” Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao Diabo” – Efésios 4:26-27.

Precisamos aprender a:

  • Pedir perdão a Deus e a outros.
  • Reagir a agravações ou decepções de forma como Cristo o fez.

Sim, às vezes temos de enfrentar os pecados dos outros. Mas isso deve ser em raras ocasiões. Se olharmos novamente em Mateus 7:3-5 veremos três elementos que Jesus mencionou:

  • Primeiro, precisamos tirar a trave do nosso próprio olho.
  • Então, podemos ver claramente.
  • Uma vez que vemos claramente, podemos amorosamente tirar o cisco do olho de alguém.

Se tentarmos tirar o cisco do olho da outra pessoa sem primeiro tirar a trave do nosso olho, não podemos ver com clareza e vamos machucar a outra pessoa. Paulo fez uma observação semelhante em Gálatas 6:1, quando ele escreveu: “Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão
restaurá-lo com mansidão.”

Você pode sentir que você sofreu ferimentos graves e deseja a vingança, no entanto, a Bíblia adverte que é Deus que vinga, não nós (Salmo 94:1). Jesus nos diz: “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” – Mateus 5:44. necessitamos também perdoar aos outros (Mateus 6:12). Paulo nos diz em 1 Tessalonicenses 5:15: “Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos” e Pedro escreveu: “Não retribuem mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem  bênção por herança.” – 1 Pedro 3:9.

Estas são diretivas que de vez em quando são muito difíceis de seguir, mas se nós amamos o Senhor, precisamos orar e pedir a Ele que nos mude, e Ele o fará. O resultado não será só uma mudança em nós, mas
uma inspiração para outros mudarem também.

É tão fácil ver a culpa em alguém, mas quando se trata de ver a nossas próprias faltas, isto é outra história. Precisamos pedir a Deus para nos ajudar a ver claramente. Precisamos nos perguntar: Será que eu contribui para o problema? Será que as minhas ações ajudaram a definir o cenário para o problema atual? Conforme nos tornamos conscientes de como nossas
emoções, ações e palavras afetam os outros, é provável que nós descobrimos que contribuímos para os problemas mais do que imaginamos.

Passe algum tempo com Deus, pedindo que Ele lhe mostre onde você precisa mudar. Você também pode pedir a alguém que parece triste, “Será que eu te ofendi?” Ou, “Você parece triste. Será que eu fiz algo errado? “

Se você fizer isso, escute atentamente, sem entrar na discussão. “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar” – Tiago 1:19. Procure compreender as opiniões e emoções da pessoa. Quando você entende a outra pessoa, procure formas cristãs de compartilhar com eles. Jesus disse: “Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” – Mateus 20:26-28. Temos que inclinar-nos para emular a humildade de Cristo.

Temos de falar de forma cortês e respeitosa. Deus quer que falamos com amor e cortesia, independentemente das circunstâncias. Lembre-se que “a resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” – Provérbios 15:1. Também precisamos ter em mente para manter o equilíbrio porque, embora seja importante para o foco em mudar a nós mesmos, é possível levar este princípio ao extremo. Não devemos nos culpar  por todos os problemas em qualquer relação.

Mesmo que temos que concentrar nas mudanças que precisamos fazer, não devemos nos culpar por tudo que está errado em nossos relacionamentos. Claro que há coisas que todos nós precisamos modificar. Por outro lado, não somos os únicos com problemas. É razoável ter consciência de que os outros têm falhas, porém,  precisamos aprender a não se concentrar sobre elas, orar e pedir a Deus para cuidar delas.

Lembre-se, às vezes você precisa falar sobre os problemas, e a chave é para fazê-lo da maneira que Deus quer, com cortesia e respeito. Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos
outros.” –
João 13:34-35.


Responses

  1. Muito bom. me ajudou bastante. Que Deus o abençõe,

    Pr. Vandeir

  2. muitos estão esquecendo que só o homem mente mais o senhor jesus nos mostra a verdade o homem sabio é aquele que é temente a Deus.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias