Publicado por: mvmportugues | abril 12, 2011

Um Sacrifício Vivo e Serviço Humilde no Corpo de Cristo – Romanos 12:1-3 – Parte 2 de 2

1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente,
para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 3 Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. –
Romanos 12:1-3

Nos versos um e dois no capítulo 12 de Romanos, Paulo deu uma “fórmula” infalível para nosso sucesso. No entanto, para impedir alguem de exultar no enorme potencial dessas promessas, ele deixou claro em Romanos 12:3 que a todos foi dado o mesmo potencial. E em Romanos 12:4-8, ele revelou que as pessoas têm funções diferentes, e todos precisamos uns dos outros.

Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês . . . Isso dá ênfase dupla ao fato de que Paulo está
falando para todos os crentes, e não apenas para aqueles especialmente dotados.
Em primeiro lugar, é a todos vocês. Em segundo lugar, referiu à seu apostlolado como um dom da graça de Deus, ele reconhece que sua posição e as habilidades de seu ministério vem de Deus e não de si mesmo (dê uma olhada no que ele escreveu na carta aos Efésios 3:7-9).

Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter. Ao contrário, tenha um conceito equilibrado . . . Paulo começa sua discussão sobre dons espirituais com um apelo à humildade. Se dependesse de nós, muitos escolheriam os dons mais visiveis, tais como o ensino ou liderança. Mas para exercer esses dons requer tanta humildade, como o dom de servir ou misericórdia. Eles todos vêm de Deus, e são todos destinados a ser utilizados para a Sua glória, não para a nossa. Precisamos ser sóbrios (ter um pensamento claro) sobre nós mesmos, não arrogante ou orgulhoso, mas por outro lado, não negando que Deus pode operar através de nós. Se Deus nos deu um dom não precisamos estar lembrando as pessoas sobre o nosso dom, precisamos humildemente seguir a liderança do Espírito Santo e usá-lo para a glória de Deus.

De acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu . . .Isso se refere à medida, ou vara de medição, que devemos usar para avaliar a nós mesmos que é a fé cristã. Em outras palavras, a Palavra de Deus deve guiar a maneira como pensamos sobre nós mesmos e não a nossa auto-estima ou a falta dela.

Paulo estava dizendo, precisamos lembrar que Deus deu a cada crente uma medida de fé. Isso nos dá a clara compreensão (pensamento sóbrio) para reconhecer que o que temos é um dom de Deus que cada filho de Deus possui. Alguns de nós vivemos até mais do nosso potencial do que outros, mas é só pela misericórdia de Deus que se torna possível para qualquer um de nós realizar qualquer coisa, por isso não devemos nos vangloriar. Nós recebemos todos uma igual quantidade de fé na salvação. O problema não é que não temos fé,
mas não sabemos como usar a nossa fé, por causa da falta de renovação das nossas mentes.

Paulo disse que ele estava vivendo a sua vida cristã, pela fé do Filho de Deus (Gálatas 2:20). Uma vez que
todos nós temos sido dados “a”
medida da fé, isto significa que todos nós temos a fé do Filho de Deus. Nossa fé é suficiente e o problema que podemos estar enfrentando é o resultado da nossa mente não saber o que temos, portanto, você deve confiar no Senhor de todo o teu coração, e não se apóie no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Provérbios
3:5-6

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: