Publicado por: mvmportugues | novembro 13, 2010

COMO SABER SE VOCÊ É CRISTÃO

Primeira de João 2:3-11 nos diz como podemos saber que somos cristãos. A definição básica é alguém que crê em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Aquele que não crê não é cristão. Jesus afirmou que a definição era muito simples, quando disse: Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” – João 3:18

A determinação de quem é cristão fica difícil considerando as pessoas que afirmam crer. Muitos dos que professam crer em Cristo, podem agir como cristãos até um certo grau, mas acabam por ser impostores ou simplesmente estão mal informados sobre a natureza da salvação. De qualquer forma, torna-se óbvio que eles realmente não sabem a verdade. Por exemplo, 1 João 2:19 identifica algumas pessoas que se diziam cristãos, mas acabaram saindo do grupo: Estes viviam no nosso meio, mas não eram dos nossos, porque senão teriam ficado connosco. Ao deixarem-nos provou-se que não pertenciam a nós. Uma maneira que você pode identificar os falsos cristãos (que são chamados de “joio” em Mateus 13:38) é quando abandonam o cristianismo. Mas enquanto eles estão interagindo com os verdadeiros crentes, é difícil distingui-los.

Alguns cristãos têm sido mal informados que as suas crenças superficiais são suficientes para salvá-los, assim assumen que eles são cristãos, quando eles realmente não são.

Como você sabe que é realmente um cristão? Essa é uma questão crucial. As Escrituras dão vários princípios de garantia de que nos pode mostrar que somos verdadeiramente salvos.

  1. 2 Coríntios 1:12 – Paulo diz: “A nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas pela graça de Deus, nós nos portamos no mundo.” Paul estava dizendo: “Eu sei o que está acontecendo na minha vida por causa do testemunho da minha consciência. Algo me diz na minha consciência que o meu comportamento é agradável a Deus.”
  2. 1 João 5:10 – “Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho. ” Esse testemunho residente que dá testemunho de Cristo é o Espírito Santo. Ele atesta a validade da salvação de um crente.
  3. Romanos 8:14-16 – “Porque todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Por que você não recebeu um espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! Pai! “ (vs. 14-15). “Abba” é o equivalente ao pai, um termo muito amoroso. Isso implica que podemos nos relacionar com Deus como uma criança fala com seu pai. Versículo 16 nos diz que a presença do Espírito nos dá a confiança para entrar na presença de Deus: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

A prova visível a si mesmo, a igreja, e ao mundo que você é um cristão são as atitudes e ações que são produzidos pelo Espírito Santo em sua vida. Se você ainda tiver dúvidas, aqui estão algumas das perguntas que você deve perguntar-se:

  • Você aplica a piedade na sua vida?
  • Você está lendo a Palavra?
  • Você está dedicando tempo para orar?
  • Você está aprendendo da Palavra de Deus?
  • Você deseja se aproximar de Deus e obedientemente seguindo o Espírito Santo?

Se você puder responder sim a estas perguntas, você terá a confirmação de que você é um crente, porque os frutos da salvação são visíveis em sua vida. Esse é o tema de 1 João 2:3-11. Ele fornece alguns testes pelos quais podemos avaliar as reivindicações de uma pessoa que professa ser um cristão.

1. Você confessa a Cristo?

Você diz a mesma coisa sobre Cristo que Deus diz na Bíblia? Se você disser: “Eu sou um cristão, mas eu não acredito que Cristo é Deus”, então você não está dizendo a mesma coisa sobre Cristo que Deus disse.

  • 1 João 2:22-23 – “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.”.
  • 1 João 4:2 – “Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus”.
  • 1 João 5:1 – “Quem crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus.”

Ser verdadeiramente salvo é uma questão de concordar ou confessando que Jesus é o Cristo. Você confessa seus pecados? Se alguém vem e nos diz que ele ou ela é um cristão, mas não reconhece o seu pecado, nós não acreditamos neles.

  • 1 João 1:6, 8 – “Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos …. Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós”.

2. Você obedece a Palavra de Deus?

  • Primeira de João 2:3 diz: “Por isso sabemos que temos vindo a conhecê-Lo, se guardamos os seus mandamentos.”

3. Você ama a outros?

  • Primeira João 2:10 diz: “Aquele que ama seu irmão permanece na luz.”

A questão em 1 João 2:3-11 é o teste objetivo moral do verdadeiro cristianismo: obediência e amor.  João escreveu para os cristãos que estavam sendo influenciados por falsos mestres ou “anticristos”, de acordo com 1 João 2:18. Por isso, João exorta os seus leitores para “testar os espíritos” (4:1), em vez de ingenuamente acreditar suas reivindicações. Se eles pudessem ver obediência e amor na vida dos professores, estas qualidades atestariam a sua vida espiritual.

A obediência é uma forma de saber que você é um cristão. Se uma pessoa afirma ser um cristão, mas é desobediente a Deus por toda sua vida, o apóstolo João diz que ele é “um mentiroso e a verdade não está nele” (v. 4). A maneira de ter certeza de que nós realmente O conhecemos como uma criança que conhece o seu pai será evidente se guardamos Seus mandamentos. Obediência resulta em garantia. Cristãos que têm dúvidas normalmente estão envolvidos em pecado porque a dúvida gera o pecado.

João encorajou seus leitores a testar os espíritos para ver se eles são de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” – 1 João 4:1. Não seja ingenuamente enganados por alguém que diz saber a verdade, mas realmente não sabe.

Você ama a Deus? Você ama os filhos de Deus? Essas questões exigem uma análise da alma, porque é fácil supor que a resposta é sim. Medite em 1 João 3:14-18, 4:7-11, 19-21 e 5:1-3. Que prova existe em sua vida que você ama a Deus e aos Seus filhos?

Quando você lê a Escritura, ou é instruído por uma pessoa piedosa, você age sobre essas verdades? Quando você vê as necessidades nas quais você pode ajudar, você tenta ajudar? Comprometa-se a expressar seu amor por Deus e a outros em uma base diária. Ao fazer isso, você nunca sentira a falta de garantia de sua salvação – 1 João 3:14, 5:2.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: