Publicado por: mvmportugues | dezembro 15, 2012

E O VERBO SE FEZ CARNE – João 1:14

João 1 vs 14

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a Sua glória, como a glória do unigênito do Pai. (João 1:14) 

Quem é o Verbo? Versículo 1 diz: “O Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E no versículo 14 diz: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós . . . e nós vimos a Sua glória “. O Verbo se fez carne, e habitou entre nós, sem renunciar nenhuma da Sua glória. 

João quer que nós entendamos que Jesus é Deus em carne humana. Mateus e Lucas nos dão as características históricas e João nos dá os elementos celestiais e as características sobrenaturais. A mensagem é sobre a divindade de Cristo.  

Nestas poucas palavras “e o Verbo se fez carne”, vemos a declaração resumida da encarnação – Deus tornando-se homem. O Eterno se tornou finito. O Eterno entrou no tempo. O Invisível se tornou visível. 

“O Verbo” em grego significa ‘logos’ e para a mente do grego, logos era a força mais poderosa do universo. Era poder criativo, fonte de sabedoria, conhecimento, inteligência, e João está dizendo que esta é uma pessoa e Ele se tornou um homem, Deus que veio ao mundo através do menino Jesus. 

Para o Judeu, a Palavra teve até mais significação já que o Verbo ou Palavra do Senhor era muito familiar para eles. O Verbo do Senhor foi simplesmente Deus revelando-se, Sua pessoa, Sua natureza, Sua vontade, Sua sabedoria, Sua verdade. João está dizendo que a revelação de Deus e a manifestação de Deus agora está encarnado. A expressão da natureza de Deus, a vontade, a sabedoria, a verdade está personificada. É por isso que Hebreus 1 diz: Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras. . . , nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho.” Deus está sendo revelado em Cristo. 

Ele assumiu humanidade e “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:7). “Ele participou da carne e sangue” (Hebreus 2:14). E Ele viveu entre nós por trinta e trez anos. 

João não somente fala da pré-existência de Cristo, mas Ele fala da co-existência de Cristo: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1 ). Ele está com Deus e é Deus. Aqui, vemos claramente o mistério da Santíssima Trindade. Ele é distinto do Pai, tendo comunhão cara-a-cara com o Pai, e ainda é totalmente Deus como o Pai é. Como lemos em Colossenses 2:9: “Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” Ele é Deus tanto quanto Deus é Deus e nós precisamos entender que o Verbo não é um atributo de Deus. O Verbo não é uma mensagem de Deus. O Verbo não é uma emanação de Deus. O Verbo não é uma criação de Deus. O Verbo é Deus. Ele é uma pessoa com Deus e uma pessoa que é Deus. Jesus tem a mesma natureza e essência como Deus. 

Quando pensamos sobre o nascimento de Jesus nos damos conta de que o próprio Deus, Deus o Filho que está eternamente com Deus existia antes de qualquer coisa, e veio a esta terra para restaurar o relacionamento que Adão rompeu no jardim. Ele era o Verbo feito carne. Ele foi a luz que veio ao mundo e Ele ilumina todo homem que O procura e O encontra. 

Assim, o preexistente, coexistentes, auto-existente Deus, o Verbo se fez carne e habitou entre nós e a luz da glória de Deus estava brilhando no meio de um mundo escuro. 

O Verbo não é apenas o Criador do mundo material, mas do reino espiritual. O Verbo feito carne habitou entre nós, morreu por nós e ressuscitou em nosso lugar, para fornecer o perdão dos pecados e a salvação eterna. Quando O aceitamos como nosso Salvador e Ele se torna o Senhor de nossa vida, nos tornamos Seu filho e sua nova criação, criado em Cristo Jesus para boas obras. (Efésios 2:10)

Que a verdade da Palavra de Deus capture cada coração a ponto de que nós estimemos o nome do Senhor Jesus, a plenitude de quem Ele é, e o que Ele fez para nós. 

Obrigado Jesus pelo dom da vida eterna.

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 164 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: