Publicado por: mvmportugues | outubro 28, 2012

O SENHOR NÃO VÊ COMO O HOMEM VÊ – 1 Samuel 16:7

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” – 1 Samuel 16:7 

Deus não se concentra em nossa aparência externa. É o que está no nosso interior que importa para Ele. A Escritura nos diz que a nossa beleza não deve vir do adorno externo, como penteados sofisticados e o uso de jóias de ouro ou roupas finas, que chamam a atenção para nós. Pelo contrário, a beleza deve vir de dentro e deve consistir de um espírito manso e tranqüilo. Esta beleza tem grande valor diante de Deus. (1 Pedro 3:3-4)  

Muitas vezes nós olhamos para o que podemos ver do lado de fora – beleza, talento, fama etc., mas Deus olha diretamente para o coração – os motivos, intenções e caráter.  

Infelizmente vivemos em um mundo superficial onde as pessoas julgam pela aparência. Nós gostaríamos de dizer que isso é algo que não fazemos e que olhamos além do que está no exterior, mas praticamente todos nós somos muitas vezes influenciados pela aparência.

Mesmo Samuel foi influenciado pela aparência física. Ao encontrar o primeiro filho de Jessé, Eliabe, ele assume imediatamente que certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. (1 Samuel 16:6)

Como podemos ver, da perspectiva de Deus, a aparência não é a melhor maneira de julgar uma pessoa. Há um velho ditado: ‘não julgue um livro por sua capa.’ Seu significado é simples, a aparência de uma pessoa, ou seus atributos físicos ou roupa, não são indicações do seu ser interior. Precisamos ter muito cuidado porque a aparência exterior pode ser muito enganadora. Há pessoas neste mundo que muitos consideram bonitas por fora, mas seu interior não corresponde a sua beleza exterior temporária. “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira, mas a (pessoa) que teme ao Senhor, essa será louvada.”  (Provérbios 31:30)  

Jesus disse aos mestres da lei e fariseus: “hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.”  (Mateus 23:27-28) 

A beleza é apenas superficial, e muitas vezes a pessoa vaidosa e arrogante parece ser a mais bela para aqueles que não tem discernimento de Deus, porque nosso Pai celestial aclara que o que realmente importa para Ele é o que está em nosso coração. 

Muitos admiram e tentar imitar as pessoas famosas, ou seguem o ensinamento de alguém sem antes orar a Deus pedindo-Lhe para orientação e respostas. Cuidado porque o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1 Pedro 5:8) e ele usa lobos disfarçados como cordeiros para fazer seu trabalho. 

Por outro lado, há momentos em que não damos chance para uma pessoa e a julgamos pela nossa primeira impressão. Precisamos realizar que a primeira impressão raramente nos diz muito sobre uma pessoa, por isso, devemos dar um tempo para que ela possa revelar o que está em seu coração antes de fazer uma decisão. 

Um verdadeiro filho de Deus refletirá um espírito humilde, amor por Deus e por outros, bem como a alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Esta é verdadeiramente uma pessoa bonita perante os olhos de Deus. “Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!”  (Mateus 7:20) 

Senhor, somente Você conhece cada coração, peço por discernimento do Seu Espírito Santo para reconhecer as qualidades das pessoas que entram na minha vida e não olhar apenas para a aparência exterior, mas olhar para o seu coração.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 129 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: