Publicado por: mvmportugues | outubro 14, 2012

SONDA-ME, Ó DEUS! – Salmo 139:23-24

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.Salmo 139:23-24

Nós vemos a evidência da profundidade do relacionamento de David com Deus neste Salmo. Ele certamente era um homem segundo o coração de Deus, como diz a Escritura (1 Samuel 13:14).

Nesta oração David convida Deus para provar suas inquietações e conhecê-lo. E o foco aqui é diretamente sobre o que está dentro dele. Ele quer que Deus olhe dentro dele, a sua pessoa interior, de modo que ele esteja certo de que Deus sabe o que está em seu coração.

No Salmo 26:2 ele diz: “Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente.” Todo filho de Deus deve instar o Espírito Santo para sondar profundamente dentro de seu coração para ver se estão permanecendo na Palavra de Deus e fazendo a Sua vontade.

O que David se preocupa e quer que Deus procure é “se em minha conduta algo te ofende.” Ou “Deus olhe para qualquer coisa em mim que cause dor.” David quer que Deus lhe mostre alguma ofensa, de modo que possa ser corrigida. A frase, “dirige-me pelo caminho eterno” está falando sobre “o caminho de Deus”, ou “o caminho da justiça.”Assim, o pedido é que Deus o ajude a não andar de uma forma ofensiva, mas no caminho Dele.

Como cristãos, devemos estar solicitando a mesma coisa que David estava pedindo a Deus: “Há pensamentos pecaminosos, mas intenções ou falhas que lhe causam dor Senhor? Estou magoando alguém?

Estamos dispostos a orar como David? Temos que ter um coração humilde para pedir a Deus para nos mostrar as nossas fraquezas e os nossos pecados.

Por causa do orgulho geralmente queremos esconder todas os nossas erros e pecados. A maioria de nós não queremos pensar neles ou lidar com eles. Nós não queremos que os outros vejam as nossas falhas e muitas vezes nós respondemos vivendo em negação, embora Deus sabe de tudo. Na maioria das vezes, quando alguém nos lembra de algo, ficamos na defensiva e nos recusamos a lidar com a situação e admitir o nosso erro.

Precisamos de humildade para orar como David, porque quando oramos desta maneira, estamos pedindo a Deus para corrigir os nossos problemas, para que possamos novamente ter comunhão com nosso Senhor, porque o pecado nos separa do nosso Pai celestial. Quando humildemente admitimos e confessamos nossos pecados a Deus é quando nós crescemos em nossa vida cristã. É somente quando nós somos completamente honestos com Deus que Ele pode nos ajudar com nossos problemas e nos mostra coisas que muitas vezes nós estamos demasiados cegos para ver.

Precisamos realizar que Deus já conhece todas as nossas “ofensas”, e provavelmente outras pessoas também as reconhecem. Então, em vez de viver em negação e ser defensivo, precisamos pedir a Deus por ajuda. Como crentes, não devemos fugir de Deus com as nossas lutas, devemos correr para Deus em busca de ajuda e uma renovada relação com Ele.

Se você ainda não confiou no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, você pode fazer isso agora, porque Deus nos ama e quer que sejamos salvos por Sua graça e ser vivificado com Cristo, porque é por Sua rica misericórdia e graça que somos salvos. (Efésios 2:4-5)

Precisamos estar cientes de que Deus nos dá uma escolha e as conseqüências são nossas porque “o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo” (Hebreus 9:27). Como o Senhor disse a Jeremias: “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” (Jeremias 17:10)

Para mais informações sobre como se tornar um filho(a) de Deus, por favor clique em SALVAÇÃO

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 189 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: