Publicado por: mvmportugues | março 12, 2012

O QUE DEUS REQUER DE SEU POVO? – Miquéias 6:8

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?”  

Podemos andar com Deus? A Bíblia ensina que podermos! Miquéias foi um dos muitos que andaram com Deus. Ele foi um profeta para o povo de Judá durante uma época de grande iniqüidade e injustiça social. Havia falsos profetas, líderes cruéis, violência e corrupção. Os sacerdotes, que deveriam ser representantes de Deus no templo e ensinar as pessoas a Palavra, eram gananciosos e maus. Os pobres e viúvas estavam sendo explorados e abusados e juízes aceitavam suborno. Os empresários eram desonestos em seus negócios e enganavam o povo. Foi muito semelhante ao nosso mundo de hoje. Para trazer esperança, Miquéias promete um Libertador Divino, o Messias, que iria resgatar o piedoso da opressão e estabelecer a justiça na terra.  

Deus quer que pensemos sobre o nosso comportamento e atitude em relação a Ele. Precisamos da ajuda de Deus, então como fazemos isso? A resposta é caminhando diáriamente com Jesus.  

Ao estudarmos a Palavra de Deus, Ele nos ajuda a vivê-la. Deus quer-nos recordar como Ele lidou com amor conosco e nos resgatou e nos protegeu no passado. Isso deveria nos dar uma imagem clara de sua justiça e a Sua devoção a nós.  

Versículo 6 pergunta: “Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano?”  

Não podemos comprar o favor de Deus, nem podemos ganhar o seu amor através de bens extravagântes ou materiais. Deus quer que nós nos dedicamos a Ele. As Escrituras Hebraicas revelam que Deus esperava que Seu povo escolhido demonstraria Seu caráter, pelas suas palavras e ações para pessoas de todas as nações. Deus esperava que eles fossem modelos para os outros através da realização de todos os seus assuntos com a justiça, agindo com bondade para com todos, e caminhando humildemente; e é isso que Ele exige de nós hoje.  

Nós vemos como Deus lida com aqueles a quem Ele redimiu da escravidão. Como Ele os abençoou com amor e misericórdia. Como Ele os disciplinou, a fim de salvá-los de si mesmos e como Ele os levou para uma nova vida com Ele. Mas isso não foi suficiente para Israel, e infelizmente muitas vezes não é suficiente para nós. Apesar da graça de Deus para o Seu povo no Antigo Testamento, eles continuaram a renegar sua aliança com Ele. Eles continuam buscando seus próprios caminhos e estabelecendo seus próprios deuses. Repetidas vezes eles foram disciplinados; e novamente voltaram a suas práticas pecaminosas.  

Nós não podemos caminhar com Deus sem um Salvador e é por isso que Deus enviou Seu Filho. Através desta criança, Deus conduziria aqueles cobertos pelo sangue do Cordeiro para fora da escravidão de um poderoso controlador. Deus conduziria seu povo, aqueles que aceitariam o Seu Filho como Senhor e Salvador para uma nova vida, protegendo-os, mas disciplindo-os quando necessário, a cada passo do caminho.Tudo o que Deus pederia em troca é que mais uma vez, eles iriam manter seu foco Nele e andar em Seus caminhos, mostrando bondade, misericórdia e graça para todos ao seu redor porque a eles próprios já havia sido demonstrado bondade, misericórdia e graça de Deus Todo-Poderoso.  

O que será necessário para nos acordar? O que temos que fazer para ser justos perante o Senhor? Precisamos nos humilhar e ouvir, porque o tempo todo, Deus está dizendo a mesma coisa dos tempos passados, pratique a justiça, o amor, a bondade e caminhe humildemente comigo, e o Senhor fará o resto.   

Será que vamos ouvir o chamado de Deus para o bem? Será que nós, como crentes, através do poder do Seu Espírito Santo, agiremos com justiça para com os outros, mostrando-lhes graça, enquanto nós andamos humildemente com o Deus? Isto é o que Deus requer de nós, é por isso que Jesus veio à terra para nos redimir. É para isto que fomos criados e esta é a única coisa que vai nos satisfazer.  

Miquéias 6:8 deve ser um lembrete de que a graça é gratuita e que a vida fiel é a nossa resposta de gratidão. Lembre-se desses atos, a fim de saber que, apesar da impressionante justiça de Deus, Ele é apaixonadamente dedicado ao Seu povo. Ele disse: “Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos e os cumprires, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo, e a terra dará o seu produto, e as árvores do campo darão os seus frutos.” (Levítico 26:3-4) e continua em (v12), “Eu também irei caminhar entre vocês e serei vosso Deus e vós sereis o meu povo.” 

Sim, nós podemos andar com Deus através do estudo de Sua Santa Palavra e obedecendo Seus estatutos e guardando os Seus mandamentos.

About these ads

Responses

  1. Maravilhas!!!!!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 129 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: