Publicado por: mvmportugues | setembro 19, 2011

João 2:1-11 – MILAGRE DE CANÁ

“O que Jesus fez aqui em Caná da Galiléia foi o primeiro dos sinais através dos quais Ele revelou a Sua glória, e os seus discípulos creram nele.” – João 2:11

Lemos em João 1:1-5 que: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem ele nada veio a ser o que veio a ser. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. “

Jesus Cristo era o Verbo, Ele é Deus que veio a esta terra para revelar o Pai para nós e para nos salvar da condenação eterna. Jesus é aquele que nos dá a vida eterna e Ele é a Luz dos homens.

Ao pesquisar o significado da palavra hebraica “vinho” no Antigo Testamento, a maioria de nós não sabemos que há doze palavras diferentes para traduzir a palavra “vinho” que nós conhecemos como uma bebida alcoólica fermentada. Precisamos realizar que 6 palavras são referidas como suco de uva ou suco recém espremido na língua hebraica, incluindo Yayin Mi-gat e 6 palavras são referidas à bebidas alcoólicas incluindo Yayin Yashan ou Noshan. Quando o Novo Testamento foi escrito em grego, a palavra usada para vinho foi Oinos e foi um termo genérico usado para o suco de uva fresca, bem como para o tipo alcoólico. Isto resultou em suco de uva, fruto da videira, o vinho novo, (sem álcool), bem como vinho (com álcool), e a bebida forte, etc. sendo traduzido como vinho e nenhuma distinção foi feita entre a palavra para as bebidas não-alcoólicas e alcoólicas.

Quando lemos sobre o primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná, imediatamente é assumido que a água foi transformada em vinho do tipo alcoólico, mas quando nós pesquisamos as Escrituras como os bereanos fizeram, veremos que “eles receberam a palavra com grande avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. ” Atos 17:11

Provérbios 31:4-5 afirma: “Não convém aos reis, ó Lemuel; não convém aos reis beber vinho, não convém aos governantes desejar bebida fermentada, para não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina, e deixem de fazer justiça aos oprimidos.” Precisamos realizar que é nosso Senhor, o Rei dos reis quem disse isso já que toda a Escritura é inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16), então como podemos supor que Ele iria produzir uma substância fermentada em decomposição ou até mesmo a beber quando Ele é o maior Rei que já viveu?

Quando olhamos para os milagres de Jesus estes são sempre dirigido para fins benevolente, “porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-los,” – Lucas 9:56. É inconcebível acreditar que nosso Senhor e Salvador produziria 120-180 galões de vinho intoxicante quando lemos em Provérbios 20:1 que: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora, e quem está intoxicado por ele não é sábio.”

Outra razão que nos leva a rejeitar a hipótese de que “o bom vinho”, produzido por Cristo era do tipo fermentado com um conteúdo alcoólico, é o reflexo negativo tal suposição lança sobre a sabedoria do Filho de Deus. Habacuque 2:15 diz: “Ai daquele que dá de beber a seus vizinhos. . . “

No mundo romano dos tempos do Novo Testamento, os melhores vinhos foram aqueles cuja potência alcoólica havia sido removida por fervura ou filtragem. Plínio, por exemplo, diz que “os vinhos são mais benéficos quando toda a sua potência foi removido pelo filtro.” Da mesma forma, os pontos de Plutarco que o vinho é “muito mais agradável para beber”, quando “nem inflama o cérebro nem infesta a mente ou paixões”, porque a sua força foi removida através de filtragem freqüentes.

Este tipo de vinho ou suco de uva puro é o que Paulo se referia quando disse a Timóteo que: “Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” – 1 Timóteo 5:23. A razão é que o suco de uva tem glicose e é benéfico para uma dor de estômago e outras enfermidades, isto era bem conhecido durante a era do Novo Testamento. Álcool irá danificar o seu estômago e muitas outras partes do seu corpo. Ele vai matar as células e causa câncer. Paulo nunca recomendou a Timóteo álcool. Ao contrário, “um bispo deve ser. . . não um bebedor. . . ” (1 Timóteo 3:2-3, uma tradução literal da Bíblia).

O vinho que Cristo fez foi de alta qualidade, não por causa de seu conteúdo alcoólico, mas porque, como Henry Morris explica, era “vinho novo, recém-criado! Não era o vinho, o velho decadente, já que teria que ser se fosse inebriante. Não houve tempo para o processo de fermentação dividir a estrutura de seus açúcares de energia em álcool disintegrativo. Então esta foi uma representação que revela a Sua glória e foi apropriado para servir como o primeiro de Seus grandes milagres (João 2:11). “

Antigos ensinamentos rabínicos também indicam que o consumo de bebidas alcoólicas eram proibidos no acompanhamento de instrumentos musicais em ocasiões festivas, como em um casamento.

“O vinho que Cristo providenciou para a festa, e o que Ele deu aos discípulos como um símbolo de Seu próprio sangue, foi o suco puro de uva, o “fruto da videira.” Para isso, o profeta Isaías se refere quando fala do vinho novo ‘no cacho de uvas’, e diz, “Não o desperdices, pois há bênção nele”. . .(Isaías 65:8). O vinho não fermentado que Ele proveu para os convidados do casamento era uma bebida saudável e refrescante.

O vinho do milagre deve ter sido idêntico ao vinho encontrado nos cachos de uva, porque este é o único vinho que Deus produz. “Não há nenhuma dica”, escreve R.A. Torrey, “que o vinho Jesus Cristo fez foi inebriante. Era vinho fresco que nunca é inebriante. Não é inebriante, até algum tempo após o processo de fermentação tenha tempo para começar. A fermentação é um processo de decadência. Não há nenhuma indicação de que nosso Senhor produziu uma bebida alcoólica, que é um produto da decadência e morte. Ele produziu um vinho fresco não contaminado por fermentação.”

Ha pouca semelhança com o vinho feito por Cristo com a coisa descrita na Escritura de Deus, que morde como uma serpente e picadas como uma víbora (Provérbios 23:29-32). Sem dúvida era como o fruto da videira celestial que Ele vai beber novo com aqueles que pertencem a Ele no reino de seu Pai (Mateus 26:29).

Lembremo-nos que “Ele nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.” – Apocalipse 1:6

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 171 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: