Publicado por: mvmportugues | julho 18, 2011

Não entristeçais o Espírito Santo de Deus – Efésios 4:30

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” – Efésios 4:30 

Para entender o que significa entristecer o Espírito, devemos primeiro entender que este indica que o Espírito possui personalidade. Somente uma pessoa pode ser entristecida, por isso, o Espírito deve ser uma pessoa divina, a fim de ter essa emoção. Uma vez que entendemos isso, podemos entender melhor como Ele se entristece, principalmente porque nós também ficamos triste. 

O Espírito Sagrado é um fogo que vive em cada crente. Ele quer se expressar em nossas ações e atitudes. Quando os crentes não permitem que o Espírito seja visto em nossas ações, quando fazemos o que sabemos que está errado, suprimimos ou apagamos o Espírito. Nós não permitimos que o Espírito se revele da maneira que Ele quer. 

Quando aprendemos a amar a Deus mais e mais, vamos querer entristecê-Lo cada vez menos. Entristecer o Espírito Santo significa que estamos causando dor a alguém que nos ama.   

O que, então, em nós causa o sofrimento do divino Espírito? 

  • João 14:17, O revela como o Espírito da verdade – então qualquer coisa falsa, enganadora, hipócrita, entristecem Ele. 
  • 2 Coríntios 4:13, O revela como o Espírito da fé – então dúvida, descrença, desconfiança, medo, ansiedade, entristecem Ele. 
  • Hebreus 10:29, fala Dele como o Espírito da graça – de modo que o que é displicente, ingrato, mal-intencionado, implacável ​​e sem amor entristecem Ele. 
  • Romanos 1:4 nos diz que Ele é o Espírito de santidade – então qualquer coisa suja, contaminada ou degradante, entristecem Ele. 
  • Efésios 1:17, O revela como o Espírito de sabedoria e de revelação – a ignorância, vaidade, arrogância e insensatez entristecem Ele. 
  • 2 Timóteo 1:7, fala Dele como o Espírito de amor e auto-disciplina – de modo que o que é improdutivo, inútil, desordenado, confuso e descontrolado entristecem Ele. 
  • Romanos 8:2, O revela como o Espírito da vida – assim que o que é morno, morto ou indiferente entristecem Ele. 
  • 1 Pedro 4:14 nos diz que Ele é o Espírito da glória – então aquilo que é mundano, prefere as coisas materiais ou carnais entristecem Ele. 

Para resumir, entristecer o Espírito é agir de forma pecaminosa, seja em pensamento ou em pensamento e ação.

Extinção e aflição do Espírito são semelhantes nos seus efeitos. Ambos impedem um estilo de vida piedoso. Ambos acontecem quando um crente peca contra Deus e segue seus próprios desejos mundanos. O único caminho correto a seguir é o caminho que leva o crente mais perto de Deus e da pureza, e mais longe do mundo e do pecado. Assim como nós não gostamos de ser afligidos, e tal como não procuramos extinguir o que é bom, assim também não devemos afligir ou extinguir o Espírito Santo recusando seguir a sua liderança.

Enquanto estamos satisfazendo o pecado conhecido estamos vivendo na mesma morada com o Espírito afligido O qual é por meio disso impedido de manifestar-se completo em e através de nós.

Paulo nos diz em sua carta aos Efésios 4:22-23 – “que, em referência ao seu modo de vida anterior, você deixe de lado o velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e que você seja renovado no espírito de sua mente. “

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 171 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: