Publicado por: mvmportugues | junho 7, 2011

Como adorar a Deus em Espírito e Verdade – João 4:24

A maioria dos cristãos estão familiarizados com o versículo da Bíblia em João 4:24, onde Jesus disse que devemos adorar a Deus em espírito e em verdade, mas quantos de nós realmente fazemos o que Ele diz? Você sabe como adorar a Deus em espírito e em verdade? Tem certeza de que Deus aceita a sua actual forma de adoração? Você adora a Deus, de acordo com as Escrituras?

O apóstolo Paulo descreve perfeitamente a verdadeira adoração em Romanos 12:1-2: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Esta passagem contém todos os elementos da verdadeira adoração. Primeiro, existe a motivação para a adoração: “as misericórdias de Deus.” Misericórdias de Deus são tudo o que Ele nos tem dado que não merecemos: amor eterno, a graça eterna, o Espírito Santo, a paz eterna, a fé salvadora, sabedoria, esperança, paciência, bondade, honra, glória, justiça, segurança, vida eterna, perdão, reconciliação, justificação, santificação, e muito mais. O conhecimento e a compreensão destes presentes incríveis nos motiva para derramar louvor e agradecimento, em  outras palavras, adoração!

Também na passagem há uma descrição da forma de nossa adoração: “apresentar os vossos corpos em sacrifício vivo, santo”. Apresentando os nossos corpos significa dar a Deus tudo de nós mesmos. A referência ao nosso corpo, aqui, significa todas as nossas faculdades humanas, toda a nossa humanidade, nossos corações, mentes, mãos, pensamentos, atitudes, tudo o que estão a ser  apresentado a Deus. Em outras palavras, necessitamos dar o controle dessas coisas a Ele, assim como um sacrifício literal foi totalmente dado a Deus no altar. Mas como você pode perguntar? Novamente, a passagem é clara: “pela renovação da vossa mente”. Renovamos nossas mentes diariamente purificando-a da sabedoria “do mundo” e substituindo-a com “a verdadeira  sabedoria” que vem de Deus. Nós adoramos a Deus com nossa mente renovada e limpa, não com  nossas emoções. A primeira carta aos Coríntios 2:16 nos diz que temos “a mente de Cristo”, não as emoções de Cristo.

Há apenas uma maneira de renovar nossas mentes, e que é pela Palavra de Deus. É a verdade, o conhecimento da Palavra de Deus, que é o conhecimento da misericórdia de Deus, e estamos de volta onde começamos. Para saber a verdade, acreditar na verdade, para ter convicção sobre a verdade, e amar a verdade, naturalmente resultará em verdadeiro culto espiritual. É convicção seguido de afeto, carinho que é uma resposta à verdade, e não a qualquer estímulo externo.

A verdadeira adoração é adoração centrada em Deus. As pessoas sempre estão pensando aonde devem adorar, ou que música que se deve cantar no culto, e que aparência o culto tem para pessoas novas. Focalizando nessas coisas se perde o ponto de vista. Jesus nos diz que os verdadeiros adoradores “adorarão (Deus) em espírito e em verdade” (João 4:24). Isso significa que adoramos do coração, da maneira que Deus nos criou. A adoração pode incluir oração, ler a Palavra de Deus com um coração aberto, cantando, participando em comunhão, e servir aos outros. Ele não se limita a um ato, mas é bem feito quando o coração e atitude da pessoa estão no lugar certo.

Também é importante saber que a adoração é reservada somente para Deus. Só Ele é digno e nenhum dos seus servos (Apocalipse 19:10). Nós não devemos adorar aos santos, profetas, estátuas, anjos, todos os falsos deuses, ou Maria, a mãe de Jesus.

Adoração é feita para Deus, porque Ele merece e para o Seu prazer somente. A adoração pode ser o elogio público a Deus (Salmo 22:22, 35:18) em um ambiente congregacional, onde podemos proclamar, através da oração e louvor a nossa adoração e gratidão ao Senhor e o que Ele tem feito por nós. A verdadeira adoração é sentida interiormente, e depois sai através de nossas ações. “Imitando outras pessoas” por obrigação está desagradando a Deus e é feito completamente em  vão. Deus pode ver através de toda a hipocrisia, que Ele odeia. Ele demonstra isso em Amós 5:21-24, quando Ele fala sobre o julgamento que vem.

A verdadeira adoração não se limita ao que fazemos na igreja ou elogio aberto, embora estas coisas são boas e  nos é dito na Bíblia para fazê-las. É o reconhecimento de Deus e todo o Seu poder e glória em tudo que fazemos. A mais alta forma de louvor e adoração é a obediência a Ele e a Sua Palavra. Para fazer isso, devemos conhecer Deus, não podemos ser ignorantes Dele. Adoração é glorificar e exaltar a Deus, mostrando nossa admiração e lealdade ao nosso Pai celestial.

 

About these ads

Responses

  1. Obrigado nosso Deus criador de tudo, dono das nossas vidas

  2. O verdadeiro adorador não precisa de um determinado para adorar ao senhor ( igreja , monte ou em baixo de uma arvore ) isto é coisa de religioso o verdadeiro cristão esta sempre em comunhão com o senhor e as coisas deste mundo já naõ permanecem no seu pensamento ( dinheiro , prosperidade e bems materias já são passado em sua vida ) mais ele medita dia e noite nas coisas do espirituais !!!

  3. Aleluias !!! excelente esclarecimento sobre adoração . A igreja de cristo precisa o adorar como estilo de vida, dessa form nos aproximamos do pai (aba pai) nosso paizinho amado. Ele quer um coração contrito e quebrantado em sua presença. Salmos 51:10 Davi expressou o desejo o desejo de ter um coração segundo a vontade de Deus e no vessículo 17 é mostrado o quanto Deus quer um coração quebrantado na sua presença.

  4. Estava procurando em Deus sobre isso , e eis que venho parar aqui! Pude reter tudo aquilo que buscava e precisava para meu trabalho em meu blog. Realmente era tudo que estava em meu coração. Não copiei claro, porém me inspirei nesse post ! Que Deus continue abençoando Beijos!

  5. Com muito prazer e alegria devemos dar o nosso melhor a DEUS

  6. maravilhosa sua explicação estou engatinhando no caminho e quero aprender muito de deus para que possamos ser usados por deus para que a gente possa ser cheio do poder de deus temos que dividir tudo que deus da pra gente compartilhar com outros irmaõs.

    • Obrigado Aparecida pelo seu comentário. Que bom que te ajudou. Toda a honra e gloria são para o nosso Senhor. Bênçãos para você.

  7. Adorar a Deus é o que sei ,adorar é o que sou, nada pode calar a voz de um verdadeiro adorador. Nosso Deus é maravilhoso , e devemos adorar-Lo sempre.

    • Amen Patricia! Assim é, e Deus está sendo glorificado pela sua adoração. Bênçãos.

      • TODA HONRA TODA GLORIA SEJA DADA A ESTE DEUS MARAVILHOSO O TEMPO TODO E EM QUALQUER LUGAR.

      • AMEN!

  8. Eu tinha um senso inconsciente, que Deus gostasse de ser bajulado.
    Hoje entendo o real significado.
    A palavra ADORAÇÃO ou ADORAR é o mesmo que AMAR AO EXTREMO.
    Logo, qualquer coisa, ser, situação, lugar ou sonho se colocado no topo da lista consuma-se idolatria. Conforme o mandamento “amar a Deus sobre todas as coisas…”
    Abraão idolatrou a palavra da esposa em contraponto a promessa vinda da boca de Deus. Olhou para a avançada idade de ambos, não creu na geração de seu filho. Teve um filho com sua serva.
    Mais tarde, gerou seu filho da promessa, foi provado e aprovado por Deus ao dispor em sacrifício não consumado Isac.
    Sempre é possível aprender pelo Espírito. Se arrependidos, estamos aptos a adorar.
    Libere Senhor teu entendimento.

    • Deus é tão bom e foi Ele quem te ajudou, pois todas as palavras e conselhos são Dele. Bênçãos para você.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 164 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: