Publicado por: mvmportugues | fevereiro 8, 2011

TENHA CUIDADO COM FALSOS MESTRES – 1 Timóteo 6:3-11

“Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro” – 1 Timóteo 6:3-5.

Paulo iniciou esta carta a Timóteo com alertas sobre falsos mestres te pedi quando parti para a Macedónia, espero que fiques aí em Éfeso para avisar algumas pessoas que não ensinem outra doutrina – 1 Timóteo 1:3. Ele também refutou alguns dos ensinamentos perigosos: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.” – 1 Timóteo 4:1

Pastores e líderes religiosos, especialmente na igreja local, devem constantemente vigiar o que está sendo ensinado, porque é fácil para falsas doutrinas serem inseridas. “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu vigilantes. Sejam pastores da igreja de Deus, que Ele comprou com Seu próprio sangue. Eu sei que depois que eu sair, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. Há mesmo alguns de vocês que torcerão a verdade só para arranjar adeptos. Então não baixe a guarda! Lembre-se que por três anos, eu nunca parei de alertar cada um de vocês, noite e dia com lágrimas” - Atos 20:28-31.

Uma das marcas de identificação de um falso mestre é que eles se recusam a aderir ao ensino religioso bíblico – Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe” - 1 Timóteo 6:3. No Antigo Testamento o primeiro teste que Isaías fazia para qualquer professor é “se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” – Isaías 8:20

Outra marca de um falso mestre é a sua atitude. Em vez de ser humilde, um falso mestre “é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas” – 1 Timóteo 6:4. Eles também querendo ser doutores da lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam” - 1 Timóteo 1:7.

Quando não temos professores religiosos que ensinam verdades bíblicas as pessoas são “privados da verdade”, no entanto eles pensam que estão descobrindo a verdade; que tragédia! Para piorar, eles pensam que os argumentos em suas reuniões semanais, durante a qual eles trocam sua ignorância, são um meio de crescer na graça, quando o resultado é exatamente o oposto.

Falsos mestres usam suas profissões religiosas como meio de ganhar dinheiro. Para eles, é apenas um negócio religioso. Que desgraça que é, ver hoje em dia os gângsteres religiosos que atacam as pessoas crédulas, prometendo-lhes ajuda, enquanto tiram seu dinheiro. No entanto, sabemos que a riqueza não é duradoura porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar” – 1 Timóteo 6:7. E o desejo de riqueza leva ao pecado, porque “os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”- 1 Timóteo 6:9-10.

Paulo disse para Timóteo para “pregar a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino”- 2 Timóteo 4:2. Seu propósito foi para convencer estes mestres “para que sejam são na fé” – (Tito 1:13).

Os líderes religiosos devem proteger a igreja de ensinos falsos porque as doutrinas falsas se parecem com a levedura. Ela entra secretamente, cresce rapidamente, e penetra completamente (Gálatas 5:9). O melhor tempo para atacar a doutrina falsa é no começo, antes de que ela tenha uma possibilidade de estender-se. Isto é muito importante porque faz a diferença entre a vida e morte, se você acredita a verdade da Palavra ou acredita em mentiras. Você pode escolher o que você quizer acreditar, mas você não vai poder modificar as conseqüências eternas.

Paulo continua dizendo a Timóteo: “Mas tu, homem de Deus, fuja de tudo isso, e sigua a justiça, a piedade, a fé, o amor, a mansidão” – 1 Timóteo 6:11. A palavra fugir aqui refere-se a separação ou se retirar dos pecados destes falsos mestres.

Precisamos lembrar que não toda unidade é boa, e não toda divisão é ruim. Chega um momento em que um servo de Deus deve assumir uma posição contra as falsas doutrinas e práticas ateas, e separar-se delas.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 188 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: